Legislativo e alunos fazem plantio de mudas de buritis em EMEII

Região onde está a escola tem como apelido o nome da árvore, característica de áreas alagadas de cerrado

A Câmara Municipal de Bauru doou três mudas de buritis à EMEII Maria Ernesta Zwicker Di Flora, no Parque Roosevelt, em região apelidada com o nome da espécie vegetal, que também batizou conjunto de habitação popular do bairro.

O plantio foi feito na manhã desta sexta-feira (22/11) pelas crianças que estudam da unidade, junto ao presidente do Legislativo, José Roberto Segalla (DEM), da secretária de Educação, Isabel Miziara, e da diretora da escola, Juice Molina Carvalho Yanamoto.

A atividade foi acompanhada ainda pela engenheira agrônoma Lélia Lourenço Pinto, que representou a Assenag-Bauru.

Ela explicou que buritis (tipo de palmeira, com nome de origem indígena e tradução de “árvore alta que alimenta”) são muito comuns em áreas alagadas de cerrado, conhecidas como veredas.

Segundo Lélia, é muito provável que a região onde hoje está a EMEII já tenha sido ocupada por árvores da espécie – o que justificaria o apelido dado, que foi, inclusive, estendido à creche da rede municipal de ensino.

“Quando estivemos aqui na inauguração da escola, um amigo ofereceu essas mudas de buriti e disse que gostaria que fossem entregues em nome da Câmara. O ato de essas crianças ajudarem a plantar, além de fazer com que comecem a entender como funciona o meio ambiente e a como cuidar, regar, adubar, tem a questão simbólica, porque a região que já é conhecida como buritis, vai ficar agora identificada com as mudas”, pontuou o vereador Segalla.

Isabel Miziara elogiou a iniciativa e enalteceu a experiência vivenciadas pelas crianças. “Se divertiram bastante e se comprometeram a cuidar dos buritis”.

A engenheira agrônoma Lélia falou um pouco mais sobre a importância das mudas: “É um ativo florestal: o óleo do buriti tem propriedades medicinais além de ser alimento; e as fibras também podem ser usadas. É muito lindo que sejam plantados em uma escola para que as futuras gerações tenham consciência sobre sua importância”.

Diretoras de Divisão da Secretaria de Educação, Marina Nóbrega e Denise Macedo também acompanharam a atividade.

Assista à reportagem da TV Câmara Bauru