Legis Vídeos: sistema que permite compartilhar conteúdos da TV Câmara já está disponível

Plataforma online de gerenciamento de vídeos é o primeiro em funcionamento entre as Câmaras Municipais de todo o Brasil; qualquer usuário poderá compartilhar os conteúdos gravados pela TV Câmara de Bauru com a opção de download total ou parcial em arquivos em formato de vídeo de alta qualidade

A Câmara Municipal de Bauru inova mais uma vez e, desde o início da semana, tem disponibilizado para todos os bauruenses o acesso ao Sistema Legis Vídeos, que possibilita o gerenciamento dos conteúdos gravados pela TV Câmara de Bauru.

A nova ferramenta de tecnologia implantada pelo Poder Legislativo não teve nenhum custo de instalação, suporte e treinamento. A plataforma digital já está disponível, basta acessar a página inicial do Portal Legislativo (www.bauru.sp.leg.br) e, clicar no ícone disponibilizado para redirecionar ao Sistema Legis Vídeo.

O usuário poderá fazer o download em formato de vídeo (.mp4) em alta definição e torna uma alternativa para todo o acervo de conteúdo gerado pela TV Câmara de Bauru. Por se tratar de um sistema com código aberto e conectividade com o armazenamento dos vídeos do legislativo bauruense, o Legis Vídeo permite, além da visualização, a edição online, possibilitando que o cidadão separe a minutagem do vídeo e o download do trecho que tiver interesse. Além disso, a busca também é facilitada e intuitiva, sendo de fácil acesso a qualquer usuário.

O Poder Legislativo bauruense é o pioneiro, entre as Câmaras Municipais de todo o País, a utilizar a tecnologia disponibilizada pela Assembleia do Rio Grande do Norte (ALRN), garantindo aos órgãos de imprensa, assessorias parlamentares e cidadãos o acesso integral e parcial de trechos dos conteúdos gerados a partir dos encontros no Plenário da Casa de Leis de Bauru.

A TV legislativa bauruense continuará armazenando e disponibilizando os conteúdos na plataforma YouTube, mas que com a nova ferramenta não ficará mais limitada a Casa de Leis à política de privacidade da plataforma de compartilhamento de vídeos privado.

Demonstração

Nesta quinta-feira (13/10), o diretor de comunicação da Câmara de Bauru, Marcelo Malacrida, apresentou, no plenário “Benedito Moreira Pinto”, as funções da nova ferramenta e simulações de usabilidade. Participaram do encontro, o vereador Pastor Bira (Podemos); a chefe de serviço de Tecnologia da Informação, Bianca Venturini Tiszolczki; o assistente técnico em informática da Câmara de Bauru, Eduardo de Almeida, e diversos assessores parlamentares.

No intervalo regimental da 37ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (17/10), os servidores da Câmara irão apresentar o Sistema Legis Vídeos e suas funções para todos os vereadores.

Cooperação técnica

No dia 22 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Bauru, Markinho Souza (PSDB); o vice-presidente, Guilherme Berriel (MDB), o primeiro secretário, Pastor Bira (Podemos); o segundo secretário, Pastor Edson Miguel (Republicanos), se reuniram, em ambiente virtual, com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Alern), deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), para a assinatura digital do Termo de Cooperação Técnica, visando a cessão do Sistema Legis Vídeos.

O apoio tecnológico da Câmara de Bauru e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) trabalharam por quase quatro meses para concluir todas as etapas para o funcionamento do sistema.

No Legislativo do Rio Grande do Norte, o sistema funciona desde junho de 2020, disponibilizando todos os vídeos de sessões, audiências, pronunciamentos e demais atividades realizadas no Parlamento. O foco é dar ainda mais transparência ao trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais.

Colaborou: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN)