Legião Feminina de Bauru recebe Moção de Aplauso

Homenagem foi proposta pela vereadora Chiara Ranieri e reconhece os 50 anos de atuação da entidade

Nesta segunda-feira (27/6), a vereadora Chiara Ranieri (União Brasil) entregou uma Moção de Aplauso à Legião Feminina de Bauru pelos 50 anos de sua fundação.

A parlamentar deu entrada na Moção n.º 36/2022 no dia 25 de abril deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, em 2 de maio.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e acompanhada pelos vereadores Guilherme Berriel (MDB), Beto Móveis (Cidadania), Marcelo Afonso (Patriota), Pastor Bira (Podemos), Coronel Meira (União Brasil), Julio Cesar (PP), Miltinho Sardin (PTB), José Roberto Segalla (União Brasil), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Mané Losila (MDB), Serginho Brum (PDT), Eduardo Borgo (PMB), Junior Lokadora (PP) e Estela Almagro (PT).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, a presidente cessante da Legião Feminina, mantida pelos Lions Clube Bauru Norte e Sul, Maria Geni Fabbri Gil (biênio 2020/2022); os diretores Olavo Gil, Selma de Campos Passanezi e Marilene Bechara, e a presidente entrante da Legião, Iris Conceição Norato, que assume em julho a presidência da entidade (biênio 2022/2024).

A vereadora Chiara Ranieri (União Brasil), no ato de entrega da Moção, destacou que a homenagem é um reconhecimento não só de todos os vereadores, mas do município de Bauru. “É motivo de muito orgulho para a cidade de Bauru, a Legião Feminina”, pontuou.

Maria Geni Fabbri Gil agradeceu a homenagem e destacou que a Legião Feminina se sente honrada. A presidente pontuou que a entidade surgiu para atender a jovens mulheres de famílias socioeconomicamente vulneráveis, auxiliando na inserção delas no mercado de trabalho. “Mais de 20 mil jovens foram atendidas”, destacou. Em nome da Legião, Maria Geni entregou à vereadora Chiara e ao presidente da Casa de Leis, Markinho Souza - estendendo aos demais parlamentares -, dois exemplares do livro que relata a história da Legião Feminina de Bauru.

Trajetória

A Legião Feminina iniciou seus trabalhos em Bauru no dia 27 de abril de 1972, na sede localizada à Praça Rodrigues de Abreu, n.º 1-37, na região central da cidade. Em 2022, a entidade completa 50 anos de atuação e atendimento a jovens carentes do município, com idade entre 14 e 24 anos.

No início, as atividades da Legião ajudavam as jovens a fazerem as tarefas domésticas e a cuidarem do lar. Contudo, ao longo dos anos, a instituição acompanhou a evolução da sociedade e, hoje, tem a missão de encaminhar meninas para o mercado de trabalho.

Presidida atualmente pela Maria Geni Fabbri Gil, a Legião Feminina de Bauru treina, por ano, cerca de 400 jovens - chamadas aspirantes. Todo o atendimento prestado às adolescentes é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por assistente social, instrutora de informática e psicóloga.

As meninas recebem aulas de etiqueta, curso de informática, atendimento, secretariado, telemarketing, rotinas administrativas, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, apoio psicológico e assistência social. Na sede - a mesma desde o início dos trabalhos - ainda recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Após o período de treinamento, as aspirantes têm a oportunidade de integrar uma das mais de 40 empresas parceiras da entidade - tornam-se, assim, legionárias. Em média, 85% das adolescentes são contratadas depois que atingem a maioridade.

O programa oferecido pela Legião Feminina de Bauru é realizado pelos Lions Norte e Sul em parceria com a Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do Projeto Mesa Brasil e representa, assim, um trabalho fraternal de grande destaque e referência para as principais empresas da cidade e região, o que explica seu sucesso ao longo de 50 anos.