Julio Cesar (PP) entrega homenagem ao Sargento da Polícia Militar Rafael Dainezi

- Assessoria de Imprensa

Com mais de 20 anos de atuação, o policial é o atual Auxiliar do Setor de Polícia Judiciária Militar e Disciplina do BAEP de Bauru

Na manhã desta quinta-feira (30/10), o vereador Júlio César (PP) entregou a Moção de Aplauso nº 204/2025 ao Sargento PM Rafael Dainezi Richieri por todo o seu desempenho na Polícia Militar, visando a segurança e o bem-estar da sociedade.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 15 de setembro e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, no dia 22 de setembro.

O vereador Sandro Bussola (MDB) presidiu a cerimônia, enquanto a entrega da honraria coube ao seu proponente.

Após tecer agradecimentos aos vereadores, familiares e colegas de profissão (representados na cerimônia pelo Tenente-Coronel PM Marcelo Cornejo Noronha, comandante do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia - BAEP), o policial lembrou o episódio em que auxiliou no socorro de uma munícipe que passou mal nas dependências da Câmara Municipal.

“O que eu fiz faz parte da nossa função. A gente está aqui para servir a sociedade”, destacou o sargento da PM.

O comandante do 5º BAEP também parabenizou Rafael e lembrou que ele é considerado um policial e instrutor exemplar.

Trajetória do policial militar

Rafael Dainezi Richieri ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo no dia 05 de maio de 2003. Como Soldado PM, exerceu funções no policiamento da Capital por sete anos, quando foi transferido para o 4° Batalhão de Polícia Militar do Interior (4° BPM/1) em Bauru. Em seguida, trabalhou na Companhia de Força Tática do 4° BPM/I até outubro de 2019.

Já formado 3° Sargento PM, foi classificado para trabalhar na Coordenadoria Operacional da Polícia Militar do Estado de São Paulo, exercendo suas funções no Disque-Denúncia (181).

Em 2022, foi promovido a 2° Sargento PM e, em 2023, transferido para o 13° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), em Bauru, onde exerceu a função de Comandante de Equipe, passando a Auxiliar do Setor de Polícia Judiciária Militar e Disciplina, ocupando o cargo desde julho de 2024.

Além de todas as ocorrências em que atuou durante esses anos de carreira militar, como tráfico de drogas, roubos a bancos e residências, apreensão de armas de fogo, entre outras, o Sargento PM Richieri, em um dia de atividade delegada, solidarizou-se com uma munícipe bauruense que passou mal na Câmara Municipal, não medindo esforços para auxiliar os servidores que tentavam solicitar atendimento do SAMU e fez diversas ligações até que o socorro médico chegasse e a pessoa fosse removida com presteza.