José Roberto Segalla entrega Moção de Aplauso à Ordem DeMolay

Homenagem celebra os 35 anos de fundação do Capítulo "Carlos Fernandes de Paiva” em Bauru

Nesta segunda-feira (9/5), o vereador José Roberto Segalla (União Brasil) prestou homenagem aos 35 anos de fundação do Capítulo "Carlos Fernandes de Paiva" da Ordem DeMolay e à Loja Maçônica Primeiro de Agosto.

O parlamentar deu entrada na Moção n.º 23/22 no dia 28 de março deste ano. A proposta foi aprovada, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, em 4 de abril.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e acompanhada pelos vereadores Beto Móveis (Cidadania), Coronel Meira (União Brasil), Guilherme Berriel (MDB), Miltinho Sardin (PTB), Pastor Edson Miguel (Republicanos) e Marcelo Afonso (Patriota).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o representante do Capítulo “Carlos Fernandes de Paiva” da Ordem DeMolay, Henrique Mantovani Sacomandi, e o representante da Loja Maçônica 1° de Agosto, mantenedora do Capítulo, José Carlos Gomes, além de demais membros.

O vereador José Roberto Segalla (União Brasil), no ato de entrega da Moção, pontuou ser "uma oportunidade que a gente tem de poder divulgar o trabalho maravilhoso que esses moços prestam”. O parlamentar ainda pontuou que o envolvimento social que realizam merece destaque. Segalla concluiu parabenizando a todos e declarou ser um trabalho digno, que merece apoio.

O representante do Capítulo "Carlos Fernandes de Paiva" da Ordem DeMolay, Henrique Mantovani Sacomandi, agradeceu a homenagem recebida, também em nome da Loja Maçônica 1° de Agosto, e destacou que o Capítulo é um dos mais tradicionais do Estado. “É muito bom ser visto e reconhecido pelo nosso município”, declarou o representante.

História

A Ordem DeMolay, fundada em 18 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, nos EUA, tem como objetivo formar jovens de 12 a 21 anos de idade melhores cidadãos e líderes através do desenvolvimento e fortalecimento da personalidade, enfatizando virtudes indispensáveis para a boa conduta social. Presente em diversos países, incluindo o Brasil, em janeiro de 2010 foi promulgada a Lei Federal no 12.208, que instituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay. Um reconhecimento à importância da organização e homenagem à data de falecimento de Jacques DeMolay, último Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários e patrono da Ordem.

Trata-se da maior organização juvenil do mundo de intuitos filosóficos, filantrópicos e sem fins lucrativos, mantida e patrocinada pela Maçonaria, ligada diretamente a sete virtudes cardeais: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Os ensinamentos da Ordem DeMolay orientam os seus membros a se dedicarem à felicidade de seus semelhantes, justamente porque esse sentimento de solidariedade os faz irmãos. A reunião acontece em Capítulos, da mesma forma que a Maçonaria se reúne em Lojas.

Em Bauru, o Capítulo "Carlos Fernandes de Paiva" foi fundado em 12 de setembro de 1987 e recebe esse nome em homenagem ao Maçom de grande importância para o município, tendo colaborado para a fundação de inúmeros locais da cidade como o Bauru Tênis Clube (BTC) e o Automóvel Clube. Ele participou também da fundação de Lojas Maçônicas, como a Primeiro de Agosto que, em 2022, completa 64 anos de atuação, e é também patrocinadora do referido Capítulo.

Atualmente, o CFP, como é carinhosamente chamado, conta com aproximadamente 30 membros ativos, sete membros no Conselho Consultivo e 15 Sêniores, trabalhando em prol da Ordem. Mais de 500 membros já foram iniciados neste Capítulo.

Entre os projetos cotidianos, estão o de fazer o bem por meio do espírito fraterno do coletivo juvenil. São diversas ações filantrópicas realizadas anualmente, como arrecadações de alimentos e de roupas, doações de sangue, auxílio às instituições de caridade, além dos trabalhos voluntários dedicados à Feira da Bondade (APAE), Festa do Lanche Bauru, Arraiá Aéreo e Vila Vicentina.

Durante a pandemia, as reuniões foram realizadas em formato on-line. Todavia, isso não foi impeditivo para a concretização das atividades do grupo. Pelo contrário, os membros conseguiram realizar diversas ações em prol da comunidade em situação de vulnerabilidade, entre elas: doações de ovos de páscoa para 1.800 crianças; doações de livros à AFAPAB (Associação dos Familiares Amigos e Pais dos Autistas de Bauru); campanhas de arrecadação de cobertores, roupas de frio e materiais de limpeza; doações de sangue ao Hemonúcleo de Bauru; e outras iniciativas.

“É importante ressaltar que, em ranking estadual, o Capítulo ‘Carlos Fernandes de Paiva’ alcançou o 2° lugar dentre todos os Capítulos do Estado de São Paulo que mais realizaram filantropias durante a pandemia. Agora, superado esse momento mais grave da crise sanitária, os membros continuam fortes e com o espírito solidário ainda mais ativo para ajudar ao próximo e contribuir para a formação de uma sociedade melhor”, pontuou o autor da homenagem, José Roberto Segalla.