José Roberto Segalla entrega homenagem à família de Leny Cabello dos Santos

- Assessoria de Imprensa

Decreto Legislativo, de iniciativa da vereadora Telma Gobbi (in memoriam), dá o nome a uma praça pública da cidade e presta homenagem à família Cabello

Nesta segunda-feira (17/10), o vereador José Roberto Segalla (União Brasil) entregou à família de Leny Cabello dos Santos (in memoriam), cópia do Decreto Legislativo n.º 1864, de 12 de novembro de 2019, de autoria da vereadora Telma Gobbi (in memoriam), que dá o nome da homenageada à uma praça conhecida como praça ‘Fernando de Noronha’, no setor 2, da quadra 3142, situada nas confluência das ruas Serra da Canastra, Chapada dos Veadeiros, Serra da Bocaina e Caparaó, no loteamento Residencial Tamboré Bauru.

A vereadora Telma Gobbi (in memoriam) deu entrada no projeto Decreto Legislativo no dia 4 de novembro de 2019 e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 11 do mesmo mês.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente em exercício da Câmara, o vereador Guilherme Berriel (MDB), e acompanhada pelos parlamentares Coronel Meira (União Brasil), Chiara Ranieri (União Brasil), Pastor Edson Miguel (Republicanos), Miltinho Sardin (PTB), Estela Almagro (PT), Gilson Rodrigues (PSDB), Mané Losila (MDB), Junior Rodrigues (PSD), Pastor Bira (Podemos), Junior Lokadora (PP), Beto Móveis (Cidadania), Eduardo Borgo (PMB), Julio Cesar (PP) e Marcelo Afonso (Patriota).

Também estiveram presentes no plenário “Benedito Moreira Pinto”, os filhos da homenageada (in memoriam), Marcos Cabello dos Santos e Adriana Cabello dos Santos.

O médico Marcos Cabello, filho de Leny, agradeceu a homenagem e relembrou a trajetória de sua mãe e de seu pai, Accácio Irineu dos Santos, no município. “Quando se faz essa homenagem, essa lembrança para uma mulher tão justa, a gente está homenageando o que Bauru tem de melhor”, destacou.

A filha caçula de Leny, Adriana Cabello dos Santos, também agradeceu pela homenagem e destacou que a sua mãe foi uma mulher visionária para a época. “A gente dedica essa homenagem a todas as mulheres aqui presentes”, concluiu.

História

Leny Cabello dos Santos nasceu em 18/3/1937, na cidade de Bauru, filha de Venâncio Cabello, pedreiro, falecido em 26/5/1980, e de Julieta Delgalles Cabello, prendas do lar, falecida em 24/12/2004.

Foi a segunda filha de uma família de 6 irmãos: Oswaldo Cabello (falecido), Antônio Cabello, Maria de Lourdes Cabello da Silva, Eunice Cabello Peres e Cacilda Cabello Bardeli.

Residiu na rua Quintino Bocaiuva, n.º 12-14, no Altos da Cidade, na cidade de Bauru, até se casar. Estudou na Escola Técnica de Comércio Guedes de Azevedo, onde concluiu, em 31/12/1955, o curso de técnico em Contabilidade.

Ingressou em 1º/4/1958 na Rede Ferroviária Federal S/A, antiga Noroeste, na função de conferidora na sessão da Estatística (atual Museu Ferroviário de Bauru) e aposentou-se em 30/09/1990 na função de cargo de confiança Gerente III da Estatística e Documentações.

Durante toda a jornada de trabalho desempenhou função na área da estatística de controle de passageiros e transportes da Noroeste (Bauru (SP) a Corumbá (MS), - e Ramal de Campo Grande (MS) a Ponta Porã (MS)) sendo que tinha um desenhista para transportar os dados em quadros estatísticos que eram enviados para São Paulo, Mato Grosso Sul e para a sede do Rio de Janeiro.

Casou-se em 14/10/1961 com Accácio Irineu dos Santos, na Igreja Santa Terezinha, em Bauru. Seu esposo também trabalhou na Rede Ferroviária Federal S/A, na área da Mecânica, sessão de materiais. Desta união adveio o nascimento de 3 filhos: Marcos Cabello dos Santos, César Cabello dos Santos e Adriana Cabello dos Santos.

Foi um exemplo de dedicação e amor incondicional à família, irmãos, pais, filhos e esposo. Sempre foi muito expressiva em tudo que se dedicou e se destacou em sua função desempenhada desde os 21 anos de idade, junto à Rede Ferroviária Federal S/A, tanto que ao final de carreira foi promovida para o cargo de confiança Gerente IlI da Estatística e Documentações, sendo que atuou com respeito e ética para com seus pares profissionais e funcionários subordinados que, até hoje, reportam as lembranças cordiais à sua pessoa. Quando de sua aposentadoria foi surpreendida com uma emocionante festa de despedida com a participação de sua família.

Leny e Accácio foram integrantes do grupo de casais da Igreja São Judas Tadeu e São Dimas na época do sacerdócio do saudoso Padre Zezinho (Padre José Giuseppe Lorusso), nas décadas de 80 e 90.

Sempre estimulou o desenvolvimento intelectual da família e costumava parafrasear que "era uma formadora de doutores" e assim fez a sua primeira missão que foi apoiar a graduação do seu esposo junto à Faculdade de Direito da ITE, em Bauru, na década de 70, que serviu de referência aos filhos na valorização dos estudos e exemplo de dedicação e amor incondicional.

Após apoiar a graduação em Direito de seu esposo também o incentivou a obter a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em continuidade à sua missão sempre acreditou e apoiou os filhos em seus sonhos, que na época eram “quase que impossíveis”, mas como mulher forte e guerreira sempre parafraseava que “quem tinha mãe não tinha medo” e, assim, acreditando em sua força, o filho mais velho, Marcos Cabello dos Santos, no ano de 1981, e, em 1983, o filho do meio, César Cabello dos Santos, ingressaram na Faculdade de Medicina na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, no ano de 1989, a filha caçula, Adriana Cabello dos Santos, ingressou na Faculdade de Direito da ITE Bauru.

Mulher forte e positiva deu asas aos filhos para voarem e formou dois médicos e dois advogados (pai e filha) e como se não bastasse apoiou o filho, César Cabello dos Santos, a fazer especialização na Inglaterra, em 1992.

Dentre os sonhos que alcançou foi a de ser avó e participar da infância do primeiro neto, Vitor Alves Motta Cabello dos Santos, e de ter conhecido o segundo neto, Thiago Fortes Cabello dos Santos, mesmo que uma única vez, e se pudesse estar hoje presente estaria repleta de alegria e orgulho com os seus 5 netos: Vitor Alves Motta Cabello dos Santos, estudante de Medicina na Unicamp); Thiago Fortes Cabello dos Santos, estudante de Medicina na PUC/Campinas; Gustavo Alves Motta Cabello dos Santos, finalizando o nível médio; Fabrício Fortes Cabello dos Santos, prestando vestibular para Faculdade de Direito, e Rafaela Sala Cabello dos Santos, com 10 anos de idade, a caçula.

“Leny Cabello dos Santos juntamente com o esposo, Accácio Irineu dos Santos, formaram uma família alicerçada no amor, respeito e ética, lições que nunca iremos esquecer e que serão transmitidas a todos os seus sucessores”, finalizou a Exposição de Motivos do projeto de Decreto Legislativo, de autoria da vereadora Telma Gobbi (in memoriam).