Na tarde desta quinta-feira (30/10), o vereador Junior Rodrigues (PSD) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 221/2025 a Erlinton Goulart por sua contribuição inestimável para o jornalismo, a cultura e o esporte de Bauru.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 29 de setembro de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 6 de outubro.
O vereador Miltinho Sardin (PSD) presidiu a cerimônia, que também contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Leandro Ávila Rodrigues “Foguinho”. Já Junior Rodrigues realizou a entrega da Moção, lembrando que esse tipo de homenagem legislativa não só reconhece grandes personalidades da cidade, mas incentiva que mais pessoas conheçam a história de bauruenses que contribuíram para o desenvolvimento da cidade em suas trajetórias.
O parlamentar também enfatizou que o trabalho jornalístico de Erlinton contribuiu para a popularização do esporte do interior paulista, assim como teve participação crucial na ampliação de ouvintes e leitores em crônicas esportivas: “Você veste a camisa da cidade. É um patrimônio nosso”, definiu.
Após a exibição de um vídeo que mostrou diversos momentos da trajetória de Erlinton Goulart, o jornalista fez questão de ressaltar e agradecer o apoio de todos, principalmente daqueles que acompanharam os principais momentos de sua carreira, como sua família e amigos mais próximos: “Não vou esquecer jamais”, pontuou. Além disso, o cronista também fez um breve panorama sobre seus 70 anos de vida e destacou que o esporte proporciona grandes histórias, das quais ele teve imenso prazer de compartilhar.
Foguinho, por sua vez, reconheceu a qualidade do trabalho poético e jornalístico de Erlinton e enfatizou que jornalistas em formação devem enxergá-lo como inspiração. Por fim, João Carlos de Almeida, conhecido como João Bidu, destacou que o reconhecimento é “justo e merecido”.
Sobre Erlinton Goulart
Nascido em Bauru em 14 de fevereiro de 1955, Erlinton Goulart é filho de Emygdio Goulart e Lourdes Toledo Goulart. Iniciou sua carreira muito cedo, aos 13 anos, como repórter esportivo na Rádio Auri Verde. Logo chamou a atenção pelo talento e dedicação, tornando-se repórter, redator e editor de esportes no Diário de Bauru, além de correspondente regional do grupo O Estado de São Paulo. Sua trajetória o levou a cobrir 22 edições consecutivas dos Jogos Abertos do Interior, consolidando-se como referência no jornalismo esportivo.
Em 1982, aos 22 anos, foi eleito presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Bauru (ACEB), tornando-se o mais jovem cronista a ocupar o cargo. Ao longo de sua carreira, teve o privilégio de entrevistar personalidades marcantes do esporte, entre elas o próprio Rei do Futebol, Pelé, em quatro ocasiões - duas delas de forma exclusiva.
Visionário, em 2007 fundou o site Futebol Bauru, espaço pioneiro na cidade e na região para registrar e divulgar a história do esporte local. Com mais de 16 mil matérias publicadas, o site tornou-se referência e fonte de pesquisa, alcançando atualmente centenas de milhares de visualizações anuais e milhares de seguidores nas redes sociais.
Sua dedicação em preservar a memória esportiva também se revelou em um trabalho monumental realizado por quase quatro anos de pesquisa, resultando em vasto material publicado em 2025 sobre os 115 anos do Esporte Clube Noroeste, verdadeiro legado para a história do clube e da cidade.
Como disse Cícero, "A história é a testemunha dos tempos, a luz da verdade, a vida da memória, a mestra da vida, a anunciadora da antiguidade." Esta frase traduz com perfeição a essência do trabalho de Erlinton Goulart, cuja trajetória profissional se confunde com a própria preservação da identidade de Bauru.
Mais do que jornalista, radialista, escritor e historiador, Erlinton Goulart é guardião da memória esportiva e cultural de Bauru, alguém que, com palavras e registros, eternizou conquistas, emoções e personagens que fazem parte da identidade de nossa comunidade.
Por toda essa trajetória de paixão, profissionalismo e dedicação, esta Casa de Leis tem a honra de aplaudir e homenagear o Senhor Erlinton Goulart.