Intervenções na rotatória da Praça do Relógio custarão R$ 610 mil e devem ser executadas no início de 2020

- Vinicius Lousada

Projeto foi apresentado pelo governo à Comissão de Obras e Transportes, como solicitado em reunião do colegiado no mês de agosto

Em reunião da Comissão de Obras e Transportes da Câmara Municipal de Bauru, nesta terça-feira (20/08), o governo municipal apresentou o projeto das intervenções propostas para mitigar gargalo do tráfego de veículos na rotatória e arredores da Praça Primaz Chujiro Otake, conhecida como Praça do Relógio.

O dispositivo viário liga prolongamento da avenida Duque de Caxias a regiões importantes da cidade, como a Vila Falcão, Terra Branca e Vila Independência, e é considerado um dos pontos mais críticos do trânsito da cidade.

A execução do projeto custará R$ 610 mil, incluindo guias, pavimentação, recape, transferência de postes da iluminação pública e a instalação de dois dispositivos semafóricos.

A expectativa é de que as intervenções saiam do papel no início de 2020. Isso porque as equipes da Secretaria de Obras estão comprometidas com outras frentes de trabalho até o fim deste ano.

Presidente da Comissão de Transportes, o vereador Mané Losila (PDT) explica que o projeto apresentado nesta terça foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan), a partir de sugestão dada pelo engenheiro Aníbal dos Santos Ramalho, gerente de Planejamento e Sinalização Viária da Emdurb, em reunião promovida pelo colegiado no mês de abril.

“A Zona Oeste é a mais populosa da cidade. Precisávamos de uma alternativa viável. Foram pensados em vários projetos, mas que envolviam milhões de reais. Mas a solução por fim encontrada é plausível para ser executada ainda neste governo”, avalia.

Também participaram da reunião de hoje os membros da comissão, vereadores Markinho Souza (PP) e Luiz Carlos Bastazini (PV). Acompanharam ainda o parlamentar Coronel Meira (PSB) e o assessor Thiago Roque, representando a vereadora Chiara Ranieri (DEM).

Pelo Poder Executivo estiveram o secretário de Obras, Sidnei Rodrigues, a titular da Seplan, Letícia Kirchner, a interina do Meio Ambiente, Keila Venturelli de Souza, e o presidente da Emdurb, Elizeu Eclair.

O projeto

A principal mudança estará no fechamento do acesso direto pela rotatória à Castelo Branco. Para chegar à avenida, os motoristas farão uma alça pela entrada da Vila Falcão, com retorno pela Ambleto Bertolucci. Veja o esquema

Neste dispositivo de retorno, será implantado um semáforo. O segundo estará na saída da Castelo Branco para a rotatória.

Nas duas primeiras quadras da Castelo, será implantada mão-única no sentido Independência-Centro.

As intervenções buscam redistribuir o fluxo de veículos, a fim de reduzir a lentidão.