Fala Câmara: Chefe do Legislativo fala sobre os desafios para os próximos dois anos

- Assessoria de Imprensa

Em entrevista à TV e Rádio Câmara, o presidente Junior Rodrigues conversou com o jornalista Nelson Gonçalves

O programa “Fala Câmara”, veiculado pela Rádio e TV Câmara, recebeu o presidente da Casa de Leis, vereador Junior Rodrigues (PSD). Na gestão à frente do Poder Legislativo há 19 dias, o parlamentar comanda o segundo biênio 2023-2024 da 33ª Legislatura, junto ao vice-presidente Serginho Brum (PDT); ao primeiro secretário, Markinho Souza (PSDB), e ao segundo secretário, Miltinho Sardin (PTB), todos já empossados em conjunto no primeiro dia do ano.

Durante a entrevista, o chefe do Legislativo abordou temas estruturais para o município, como o contrato assinado entre a prefeitura e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP) para elaboração de estudos para modelagem e análise de viabilidade da implantação e operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa e o estudo de um projeto de Parceria Público-Privado (PPP), para o serviço de iluminação no município. Além disso, Junior comentou sobre os desafios frente ao cargo de presidência da Câmara Municipal e sugeriu propostas para a zeladoria da cidade.

Iluminação Pública

O presidente da Câmara de Bauru, Junior Rodrigues, defendeu que o Executivo municipal encaminhe à Câmara Municipal um novo PL da PPP da iluminação pública da cidade.

O vereador recordou que estão sendo instaladas 18 mil lâmpadas tecnologia LED pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) nas principais avenidas da cidade - fruto de uma ação judicial do Ministério Público Federal (MPF), no qual a empresa foi condenada pelo descumprimento da tarifa social - e afirmou ser necessário formular uma proposta de parceria com a iniciativa privada a fim de promover instalação da tecnologia LED nos demais pontos do parque de iluminação da cidade, sobretudo em regiões periféricas. “Agora entra a nossa parte, que é tirar a PPP do papel e fazer o LED chegar na porta da casa da população, em bairros e regiões mais afastadas do centro da cidade“, pontuou o parlamentar.

Parceria com a Fipe/USP

O presidente do legislativo comentou sobre os estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (Fipe/USP), que analisarão a viabilidade da implantação e operação da ETE Vargem Limpa, e da previsão aventada de que a retomada das obras da estação ocorra no segundo semestre deste ano.

Além disso, o parlamentar celebrou a possibilidade de, após os levantamentos da fundação, a empresa vencedora além de executar as obras de construção, também possa operar a estação. “Agora nós temos a possibilidade de licitar. Quem assumir, vai querer terminar [a construção], porque vai querer operar. A empresa vai ter essa garantia”, argumentou.

Na sequência, Junior Rodrigues defendeu que o Poder Executivo busque estender a parceria junto à Fipe/USP para analisar possíveis projetos de drenagem para a avenida Nações Unidas, que sofre com problemas históricos de alagamento. Segundo o vereador, com os eventuais estudos promovidos pela fundação, a Administração Municipal teria mais segurança para iniciar um processo de licitação para execução dessa obra de grande porte na região central da cidade. “É momento da prefeita Suéllen chamar a Fipe, uma fundação conceituada e respeitada, e perguntar: ‘esse projeto de drenagem que nós temos é bom e moderno?’ Porque a Fipe tem condição de absorver, nos seus estudos, a questão da drenagem”, propôs.

Zeladoria

A respeito da zeladoria, o presidente defendeu a aprovação do Projeto de Lei n.º 30/22, de autoria da chefe do Executivo, que, entre outras coisas, prevê a criação de mais duas unidades regionais da Secretaria de Administrações Regionais (Sear) para o bairro do Independência e Mary Dota, a fim de fortalecer a manutenção e limpeza de equipamentos públicos da cidade, como calçamento e praças. Junior disse também ser necessário que o governo municipal invista em equipamentos e maquinário para a Sear, o que permitiria aprimoramento do trabalho dos servidores da pasta na execução dos serviços de zeladoria.

O presidente da Casa de Leis repercutiu também o anúncio da prefeita Suéllen Rosim (PSC) sobre a abertura do processo de licitação para troca de 40 playgrounds das praças públicas do município, bem como a implantação de outros 30 novos brinquedos infantis em diversos bairros da cidade. “É algo que nos deixa felizes. Nós cobramos e o Executivo tem acatado”, comemorou.

Presidência da Câmara

Junior Rodrigues avaliou que, nos próximos dois anos, a Câmara Municipal deve ser palco de discussões de temas estruturais para o município e que os representantes do Poder Público devem dialogar para se obter conquistas e desenvolvimento para Bauru. “São grandes temas e conquistas que precisam vir para a nossa população. Para isso, é preciso dialogar. A população nos paga para trabalhar, e não para ficar brigando. É preciso fiscalizar, sentar à mesa para dialogar e correr atrás dessas benfeitorias que a nossa cidade tanto espera e precisa”, analisou o parlamentar.

Você pode assistir as entrevistas do programa "Fala Câmara" no Youtube da Casa de Leis.