Na tarde desta quarta-feira (08/10), ocorreu no plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Medalha “Sebastião Paiva” ao senhor Abílio Pinheiro Chagas. A homenagem, proposta pelo vereador José Roberto Segalla (União Brasil), foi aprovada pelo plenário da Casa de Leis por unanimidade no dia 4 de agosto de 2025 e gerou o Decreto Legislativo nº 2.381/2025 (processo nº 235/2025).
A sessão solene foi presidida pelo vereador Dário Dudário (PSD), e contou com a presença dos vereadores Estela Almagro (PT), Junior Rodrigues (PSD) e Pastor Bira (Podemos), além do vereador-proponente da homenagem.
Também compareceram familiares e amigos do senhor Abílio e autoridades: o chefe de gabinete da prefeita Suéllen Rosim, Leonardo Marcari; o 1º Sargento PM Rodrigo Pereira Barbosa; representando o Conselho de Pastores Evangélicos de Bauru e Região (CONPEV), Geraldo José Cremonesi e Casemiro Neto; e representando a CMC Comunicação e Missão Cristã de Bauru, Wagner Alonge.
Após a entrega da Medalha “Sebastião Paiva” e a exibição de um vídeo com fotos que registraram momentos da trajetória de 96 anos do senhor Abílio, o vereador José Roberto Segalla subiu à tribuna para ler a exposição de motivos que justificaram a concessão da honraria e que, segundo o vereador, “demonstram a importância dessa homenagem”.
Assim, ele passou por diversos pontos relevantes da biografia do homenageado, como sua trajetória na vida política bauruense e sua missão religiosa (detalhes no texto completo abaixo). “E esse extenso currículo não representa tudo o que o Senhor Abílio já fez para Bauru”, completou Segalla, destacando que a Medalha “Sebastião Paiva” reconhece as pessoas que prestaram serviços relevantes à cidade “por um longo tempo”.
“Nós precisamos dessas pessoas que são capazes de nos mostrar o caminho quando nos desgarramos, e nos fazer agradecer a Deus por tudo que Ele nos faz”, discursou, parabenizando o agraciado com a honraria.
Depois, o Senhor Abílio também proferiu algumas palavras, dizendo-se feliz e surpreso por nunca imaginar que estaria na Câmara recebendo esse tipo de homenagem. Ele agradeceu a Deus e abençoou a todos os presentes.
Biografia
Abílio Pinheiro Chagas nasceu em Lucianópolis, no Estado de São Paulo. Filho de Alcino e Adelina, sendo o mais velho de sete irmãos, veio para Bauru ainda muito jovem para cursar o Ensino Médio. Formou-se na primeira turma de Direito da Instituição Toledo de Ensino (ITE), onde, mais tarde, deu aulas de Direito Civil por vários anos.
De 1956 a 1959, atuou como vereador na Câmara Municipal de Bauru. Também foi consultor jurídico do Poder Legislativo. Na Administração Municipal, assumiu o cargo de assessor do então prefeito Dr. Nuno de Assis, no período de 1964 a 1969. Foi o primeiro Diretor Presidente da COHAB Bauru, de 1966 a 1974, quando foi construído o primeiro conjunto de habitação popular, o Jardim Redentor. Pelos trabalhos relevantes em prol do Município, recebeu o Título de Cidadão Bauruense em 13 de dezembro de 1997.
Sempre voltado às atividades que contemplam o bem comum, Abílio teve êxito em diversos setores, entre eles, o Escotismo. Chefiou dois grupos: Albert Schweitzer (década de 70) e Leão de Judá (anos 90). Depois de concluir o curso teológico do Seminário Batista de Bauru, dedicou-se à Missão de Evangelização.
Foi estabelecido presbítero da Igreja Presbiteriana de Bauru, em 1959. Posteriormente, criou o projeto "Telemissão", com mensagens de apoio espiritual e atendimento telefônico para os interessados, originando assim, a formação da igreja, que teve sua sede na avenida Nações Unidas por 20 anos em uma tenda azul e branca, conhecida na cidade como o "Balão Azul".
A partir daí e ao longo da sua trajetória, foi galgando novos horizontes e desafios. Assumiu a função de editor do jornal interno da Comunicação e Missão Cristã (CMC) e a produção dos programas evangelísticos em rádios de Bauru, na década de 80. Autor de diversos livros, dentre eles "Vida em Comunidade", Abílio Pinheiro Chagas iniciou o Ministério Translocal, dando apoio a várias igrejas no Brasil e no exterior.
Preocupado com a formação das crianças, dos jovens e dos adultos, fundou o "Recanto das Ovelhinhas", a "Escola de Ministérios e Missões", além do CONPEV - Conselho de Pastores Evangélicos de Bauru e Região. Aqui em Bauru, foram 10 grandes encontros nacionais de unidade, reunindo líderes de igrejas de todo país, dando ao homenageado a alcunha de "Apóstolo da Unidade".
Na área social, criou o projeto "Guardiões Noturnos", que cuidava de crianças em situação de vulnerabilidade e depois a CAESPE - Casa da Esperança. Desde 1996, a entidade atende diariamente 210 crianças e adolescentes, no Núcleo Fortunato Rocha Lima. Essa organização fez um trabalho conjunto com o CONPEV, resultando no projeto de desfavelamento do bairro. Cerca de 1.300 casas de alvenaria foram construídas em sistema de mutirão às famílias que haviam deixado a favela São Manuel.
Todas essas iniciativas foram concretizadas graças a sua dedicação e fé, compartilhadas e abraçadas por toda comunidade. Os seus feitos lhe concederam méritos internacionais como: membro fundador da AFI - Apostolic Fellowship lnternational (com sede na Itália e que reúne pastores representantes dos cinco continentes); e fundador dos Gideões Internacionais de Bauru (Associação lnterdenominacional de Homens de Negócios e Profissionais cristãos), que distribui Bíblias Sagradas desde 1961.
Atualmente, com 96 anos, Abílio Pinheiro Chagas é o pastor mais idoso em atividade na cidade de Bauru. Orgulho da família, está casado há 72 anos com Neid, com quem teve dois filhos: Abilio e Ed. Posteriormente, a felicidade do homenageado ficou completa com a chegada dos cinco netos e cinco bisnetos.
A honraria
Criada em 2014 pela Câmara Municipal de Bauru, a Medalha “Sebastião Paiva” é concedida por meio de Decreto Legislativo aos indivíduos que moram na cidade há pelo menos trinta anos e atingiram a idade de 90 anos (ou mais) - os centenários também recebem a distinção “Emérito Morador Centenário”. Cada vereador tem direito a duas indicações da honraria por mandato.