Ex-jogador de vôlei Djalma Cardoso recebe homenagem do vereador Marcelo Afonso

- Ana Carolina Costa

Atleta da Seleção Brasileira na década de 1980, Djalma agora figura no Hall de Personalidades da Casa de Leis

Nesta quarta-feira (30/10), a Câmara Municipal de Bauru adicionou um novo nome ao seu “Hall de Personalidades”. O voleibolista Djalma Roberto Cardoso foi agraciado com a honraria por sua dedicação ao vôlei e pelas inúmeras conquistas que obteve ao longo da carreira, elevando o nome de Bauru e do Brasil no cenário esportivo.

A homenagem foi solicitada pelo vereador Marcelo Afonso (PSD), que protocolou o requerimento nº 767/2024 no dia 25 de outubro. Quatro dias depois, ocorreu a aprovação no plenário.

O próprio vereador presidiu a cerimônia, que contou com a presença de familiares de Djalma Cardoso. Entre eles, o sobrinho Rafael Idalgo Cardoso, assessor parlamentar da Presidência da Casa de Leis, foi quem apresentou a história do ex-atleta ao vereador Marcelo Afonso. “Quero agradecer ao vereador e a Deus por esta oportunidade”, disse Rafael.

Na sequência, foi a vez do homenageado se manifestar. “Estou aqui representando e incentivando aqueles que podem traçar um caminho ainda melhor que o meu. Precisamos ser espelho para essas pessoas e mostrar até onde elas podem chegar”, afirmou Djalma.

Djalma também se dirigiu ao sobrinho Rafael: “Eu só tenho a agradecer por ele ter resgatado um pouquinho dessa história e trazer à tona sentimentos que estavam guardados no meu coração”.

Sobre Djalma Roberto Cardoso

Djalma Roberto Cardoso nasceu em 17 de setembro de 1963, na cidade de Penápolis (São Paulo). Desde os três meses de idade, Djalma viveu na Vila Cardia, em Bauru, onde iniciou sua trajetória no esporte. O apoio incondicional de Marco Antonio Grassi, técnico e coordenador do voleibol do Bauru Atlético Clube (BAC), foi fundamental para seu desenvolvimento como atleta.

Djalma ingressou no BAC em 1977 e, em apenas um ano, foi convocado para a Seleção Paulista, onde permaneceu por três anos. Lá, conquistou o título de Campeão Brasileiro e o vice-campeonato. O atleta também contou com o apoio do Projeto Adote um Atleta, promovido por uma das maiores indústrias de cerveja do Brasil.

Ao longo de sua carreira, Djalma se destacou nacionalmente, consagrando-se pentacampeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina e do Campeonato Estadual. Além disso, foi vice-campeão da Copa do Brasil e tricampeão dos Jogos Abertos Brasileiros. No final da década de 1980, fez parte da Seleção Brasileira e competiu nos Jogos Universitários de Zagreb, na antiga Iugoslávia.

Djalma iniciou sua carreira profissional em 1982 no Clube da Fonte, em Campinas, e, ao longo dos anos, atuou em importantes clubes como o Frigorífico Chapecó, Vasco da Gama, Telesp Olimpikus, além de ter jogado no Curitibano. Também participou de duas temporadas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia.

Em sua formação acadêmica, Djalma concluiu o curso superior em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas em dezembro de 1985 e fez pós-graduação em Gestão e Marketing Esportivo no Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG). Em 2014, iniciou um curso de inglês na Universidade Federal de Santa Catarina, o qual concluiu em 2017.

Djalma foi diretor proprietário da DR3C Empreendimentos e diretor administrativo da Arena Petry (atualmente Hard Rock Live). Além disso, exerceu importantes funções de gestão no âmbito esportivo e cultural do estado de Santa Catarina, tendo sido Diretor de Desporto do Estado, Secretário de Cultura do Estado de Santa Catarina e Diretor de Planejamento da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Foi também Reitor do Centro Universitário de São José e Superintendente de Esportes, Cultura e Turismo na Prefeitura de São José. Djalma fundou o Santa Catarina Voleibol Clube e a Unesporte.

Além de sua carreira como jogador, Djalma também se destacou como técnico, sendo preparador físico e comandante de várias equipes, incluindo a equipe juvenil do Frigorífico Chapecó e a equipe Intelbras/São José. Entre seus títulos como técnico, destacam-se o tricampeonato dos Jogos Abertos Brasileiros e o pentacampeonato Catarinense.