Estela Almagro entrega Moção de Aplauso ao grupo Expressão Poética

- Assessoria de Imprensa

Homenagem proposta pela vereadora destaca o trabalho da cultura literária na comunidade bauruense

Nesta segunda-feira (15/5), a vereadora Estela Almagro (PT) entregou uma Moção de Aplauso ao grupo Expressão Poética pelo trabalho de difusão da poesia na comunidade como forma de propagar a cultura literária.

O parlamentar deu entrada na Moção n.º 43/2023 no dia 24 de abril deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 2 de maio.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Junior Rodrigues (PSD), e acompanhada pelos parlamentares Pastor Edson Miguel (Republicanos), Junior Lokadora (PP), Marcelo Afonso (Patriota), Coronel Meira (União Brasil), José Roberto Segalla (União Brasil), Mané Losila (MDB), Pastor Bira (Podemos), Guilherme Berriel (MDB) e Miltinho Sardin (PTB).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, os representantes do grupo Expressão Poética: Ana Maria Barbosa Machado, Vagner Fernandes dos Santos e Regina Ramos.

A vereadora Estela Almagro (PT), no ato de entrega da Moção, recordou do primeiro contato que teve com o grupo, em um evento no Coletivo “Rosa Luxemburgo”. “Foi maravilhosa a experiência de recebê-los. Foi a partir desse contato direto com o trabalho que vocês fazem que nos motivamos a reconhecer e divulgar o trabalho de vocês aqui”, declarou a parlamentar.

A representante do grupo, Regina Ramos, agradeceu aos vereadores pela Moção recebida. “Agradecemos à Estela, que sempre nos acompanha e que leva a Cultura à frente, e a todos os vereadores que acreditam na Cultura, na Literatura e na poesia”, disse.

Trajetória

Expressão da arte escrita, a poesia é a materialização do imaginário que permite revelar pensamentos, sentimentos e estado de espírito retratados pela ótica do poeta ao leitor.

Difusor do clássico literário, o Expressão Poética congrega um grupo de escritores que, sob a liderança de Vagner Fernandes dos Santos, fomentaram a cultura da poesia na cidade de Bauru com a publicação da obra "Vinte Poetas Bauruenses".

Com apresentações de saraus no SESC/Bauru, os idos do ano de 2000 marcaram a evolução dos trabalhos com a publicação da antologia "Sociedades de Poetas Virtuais", composta por cinquenta autores que estenderam os trabalhos com palestras e apresentações nas escolas públicas municipais.

Com o propósito de propagar a cultura literária na sociedade, o grupo Expressão Poética somou-se ao projeto "Perspectivas" da Unesp-Bauru e à consequente edição do Jornal Expressão Poética no ano de 2005.

Como medida de se aproximar da sociedade, o grupo poético iniciou as atividades no bosque da comunidade, apresentando suas obras nos finais de tarde de sábado, intitulando o projeto como "Expressão no Bosque", possibilitando aos participantes o contato com a literatura que remete ao imaginário dos autores.