Na tarde desta quinta-feira (30/10), o vereador Pastor Bira (Podemos) realizou no Plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Moção de Aplauso nº 163/2025 à Escola de Música Allegro Suzuki Bauru, na pessoa do professor Marcos Leonel dos Santos, que, com sua atuação educacional, social e cultural, inspira a todos que acreditam na música como ferramenta para o bem.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis em 4 de agosto de 2025 e foi aprovada por unanimidade do plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, em 11 de agosto.
O vereador Junior Lokadora (Podemos) presidiu a cerimônia, que contou também com a presença dos vereadores Miltinho Sardin (PSD) e Márcio Teixeira (PL). Já a entrega da Moção coube ao seu proponente, que relembrou que, no seu mandato, sempre escolhe as homenagens pensando nas que mais podem inspirar as pessoas: “Essas iniciativas precisam ser acompanhadas pela população. A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte”, exaltou.
Pastor Bira disse esperar que a honraria seja uma motivação para que a Escola de Música Allegro Suzuki continue com seu trabalho exemplar e agradeceu a Deus por proporcionar a homenagem a uma instituição tão relevante, destacando o bom trabalho proporcionado pelo professor Marcos Leonel dos Santos. Ele finalizou ressaltando que seu gabinete sempre prestará apoio às expressões culturais, principalmente àquelas que trazem destaque e excelência ao município: “Inspiração”, definiu.
Na sequência, Marcos agradeceu a homenagem e parabenizou a equipe da escola, exaltando a contribuição de todos os professores que atuam na instituição e tornam a continuidade do projeto possível. Por fim, o idealizador esclareceu que a parceria entre pais e mães, professores e alunos faz com que todos se sintam em um ambiente de carinho, cuidado e amor, construindo uma sociedade melhor: “A música é uma linguagem universal”, destacou.
Como finalização da homenagem, houve a apresentação de duas músicas pela orquestra da escola, que é formada por jovens e adolescentes, além da exibição de um vídeo institucional.
Sobre a Escola de Música Allegro Suzuki Bauru
A Escola de Música Allegro Suzuki Bauru, idealizada pelo professor Marcos Leonel dos Santos, é um verdadeiro exemplo de como a música transforma vidas. O projeto nasceu de forma simples, com aulas ministradas pelo próprio professor em sua casa. Com dedicação, sensibilidade e compromisso com a educação musical, esse sonho cresceu e, em 15 de novembro de 2021, deu origem à escola que hoje se consolidou como referência no ensino musical e música de câmara em Bauru e região.
Com base nos princípios do Método Suzuki, que valoriza o aprendizado em ambiente positivo, respeitoso e colaborativo, a escola promove a formação técnica e o desenvolvimento humano, artístico e social dos alunos. Os cursos ofertados contemplam desde a musicalização infantil (0 a 4 anos) até aulas de instrumentos, como: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, clarinete, oboé, fagote, trompete, trombone, tuba, eufônio, violão, piano e teclado. A prática em conjunto é incentivada desde cedo por meio da música de câmara, com destaque para a Camerata Allegro, o Quarteto de Saxofones e o Quinteto de Metais.
Atualmente, a Allegro conta com 15 professores altamente capacitados, que ministram aulas para alunos não só de Bauru, mas de diversas localidades do Brasil e do exterior, incluindo Estados Unidos, Argentina e Canadá, que participam das aulas online. Além do foco na aprendizagem do instrumento, os alunos são preparados para atuação em orquestras, igrejas e também para o ingresso em cursos superiores de música, como na USP de Ribeirão Preto e no Conservatório de Tatuí. Em apenas três anos e meio de existência, conquistou reconhecimento pela sua qualidade pedagógica e por seu impacto social.
A escola se destaca ainda pela promoção cultural e pelo incentivo à música erudita na cidade. Realiza concertos periódicos abertos à população, formando público para a apreciação da música clássica em Bauru. No concerto de encerramento de 2023, foram reunidas aproximadamente 700 pessoas, com entrada gratuita, fortalecendo o papel da escola como polo cultural de música erudita no município. Em 2025, realizou uma apresentação na Jornada de Biomedicina da UNIP, quando alunos e professores apresentaram repertório com embasamento acadêmico a respeito dos benefícios da musicalização infantil no desenvolvimento psicomotor, na coordenação motora, socialização e foco das crianças. A escola também promove masterclasses abertas a toda comunidade musical de Bauru, trazendo professores de renome, como Prof. Dr. Marcos Santos (Violino), da USP Ribeirão Preto, Rodrigo Mozart (Violino), Gilvan Calsolari (Viola), Marcos Marques (Tuba), Djavàn Caetano (Violino) e Maestro Felipe Oliveira (Regente da Filarmônica de Patos de Minas e Orquestra Jovem de lndaiatuba). Outro projeto inovador é o "Jovens Solistas", que oferece aos alunos de destaque a oportunidade de se apresentarem como solistas com acompanhamento de colegas e professores. Essa iniciativa incentiva a prática de música camerística, valoriza músicos locais e enriquece o currículo artístico dos participantes.
O compromisso social da escola é um dos seus pilares. A Allegro realiza apresentações voluntárias em hospitais e instituições beneficentes, além de campanhas de incentivo à doação de sangue no Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru e doação de agasalhos. Cada evento também é uma oportunidade para exercer a solidariedade: são promovidas arrecadações de itens destinados à Fundato, entidade que atende diariamente mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade. A escola também criou o projeto "Adote um Músico Anônimo", que conecta patrocinadores a estudantes que não têm condições financeiras de manter os estudos musicais, ampliando o acesso à educação musical de qualidade para alunos de baixa renda de forma anônima.
Por tudo isso, a Escola Allegro Suzuki Bauru é polo de promoção da cultura em nossa cidade. Aproxima a música da comunidade com concertos, recitais e eventos, valorizando o cenário artístico local. Além de formar músicos com excelência, contribui com a oferta de professores qualificados e destaca-se, ainda, por promover ambiente acolhedor a alunos e famílias, e por usar a música como ferramenta de inclusão, educação e transformação social.