Em reunião da Comissão de Obras, secretário esclarece prazos e aditivos no PAC Pavimentação

13/03/2018 - Prefeitura pagará R$ 650 mil a mais para garantir escoamento de água adequada no Santa Cândida; inclusão de quadras na Pousada da Esperança também encarecerá o contrato em R$ 260 mil

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal de Bauru recebeu, nesta terça-feira (13/03), o secretário Ricardo Olivatto, que apresentou aos vereadores o andamento e os imbróglios relacionados às obras do PAC Pavimentação em diversas regiões da cidade.

“Chamamos este encontro porque andamos pela cidade e verificamos o ritmo lento. A própria população também chama atenção e cobra a chegada do asfalto”, explica Mané Losila (PDT), presidente do grupo parlamentar, formado também pelos vereadores Fábio Manfrinato (PP) e Luiz Carlos Bastazini (PV).

O contrato mais crítico é o que atende ao bairro Santa Cândida, onde 33% dos serviços foram executados.  A previsão era de que as obras fossem concluídas na região até dezembro de 2018, mas o prazo deve ser revisto em função de um aditivo no valor de R$ 650 mil que terá de ser pago pela Prefeitura à empresa Penescal.

O acréscimo está relacionado à inclusão de um novo serviço no contrato: a instalação de 564 metros lineares de tubos, além de caixas de contenção, para controlar a descida de águas pluviais até o córrego.

Ricardo Olivatto explicou que, sem essa intervenção, a água correria de forma desordenada, ocasionando a formação de erosões.

O projeto original, licitado na gestão anterior, previa a passagem dessa tubulação por uma propriedade privada, mas a instalação da rede não foi autorizada pelo dono do imóvel.

O secretário de Obras pontuou ainda que, após receber reclamações de moradores a respeito da paralisação de serviços no Santa Cândida, a Prefeitura notificou a empresa, que já retomou as atividades. Eventuais punições com base em dispositivos contratuais serão determinadas pela Secretaria de Negócios Jurídicos.

Pousada da Esperança

Também haverá aditivo de serviços e de valor no contrato do PAC Pavimentação para a Pousada da Esperança 1 e 2, em razão da identificação de vias que não foram contempladas pelo projeto original e receberão galerias pluviais e asfalto. O valor a maior gira em torno dos R$ 260 mil.

Até agora, 86% dos serviços foram executados nos bairros. A identificação dos problemas que resultarão na formalização de aditivo levou à paralisação dos trabalhos no fim de janeiro.

Ainda sobre a Pousada, o vereador Luiz Carlos Bastazini (PV) apontou problemas relacionados ao entupimento de galerias pluviais em ruas de terra da região.

Articulação com o DAE

Sobre o contrato que abrange o Jaraguá e o Santa Edwirges, onde 25% dos serviços foram executados, Ricardo Olivatto atribuiu atrasos no cronograma à morosidade na realização de trabalhos do DAE, que deve promover todas as ligações de rede antes da pavimentação, para evitar que o asfalto novo seja danificado.

Apesar disso, o secretário afirmou que, a partir da segunda quinzena de fevereiro, a autarquia intensificou o ritmo de suas atividades. Ainda assim, as obras não devem ser concluídas até janeiro de 2019, como originalmente estava previsto.

Olivatto esclareceu, contudo, que muitas cobranças de moradores da região giram em torno da pavimentação, que só é executada após o término das outras etapas previstas pelo projeto de infraestrutura.

Canaletas

Na região que contempla o Parque Viaduto, o Jardim Ferraz, o Jardim Vitória e o Ipiranga, 69% dos trabalhos já foram realizados e a previsão é de que todo o serviço seja concluído em maio de 2018.

O presidente da Comissão de Obras, vereador Mané Losila (PDT) sugeriu que a administração já construa canaletas em diversas vias da região que precisam dessas estruturas.

Além disso, pontuou a situação de uma rua, cujo asfalto foi danificado após intervenções do DAE;

Já no contrato do Parque Roosevelt, 35% dos serviços foram executados e a conclusão está prevista para dezembro deste ano.

Mané Losila e Ricardo Olivatto

VINICIUS LOUSADA