Dom Rubens Sevilha é o mais novo ‘Cidadão Bauruense’

- Assessoria de Imprensa

O bispo da Diocese de Bauru é frade da Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) e natural de Tarabai/SP; honraria foi proposta pelo vereador Mané Losila (MDB)

O bispo da Diocese de Bauru Dom Rubens Sevilha recebeu, na noite desta terça-feira (21/3), o Título de “Cidadão Bauruense”. A honraria foi oferecida pelo vereador Mané Losila (MDB) via Decreto Legislativo n.º 2086, de 1º de novembro de 2022, aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Câmara Municipal de Bauru, no dia 31 de outubro do ano passado.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa de Leis, Junior Rodrigues (PSD), e secretariada pelo vereador Serginho Brum (PDT).

Além do autor da homenagem, vereador Mané Losila (MDB), os parlamentares Guilherme Berriel (MDB) e Chiara Ranieri (União Brasil) também prestigiaram a Sessão Solene.

Estiverem presentes na solenidade, o tenente-coronel Eduardo Mendonça Dubugras, da Base de Apoio Regional de Bauru do Exército Brasileiro; a representante da reitoria da Unisagrado de Bauru, a vice-reitora, Irmã Fabiana Bergamin; o ex-vereador Edmundo Albuquerque Santos Neto; o padre Rodrigo Pereira Sena, da Paróquia Universitária do Sagrado Coração de Jesus e coordenador Diocesano de Pastoral; o padre Marcos Eduardo Pavan, ecônomo Diocesano; o padre Milton Cesar Carraschi, da Paróquia Santa Rita de Cássia; o padre Murilo Bernardes, da Paróquia Maria Mãe do Redentor; o padre Giuliano Alamino, pároco da Paróquia São José Trabalhador; o padre Alex Augusto Manoel de Souza, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção; o padre Herman Vos; a advogada Cleide Cavalcanti Fontes, presidente da comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Bauru, e o conselheiro do CIESP Bauru e vice-presidente do PDT de Bauru, Gerson Luiz Alves Pinheiro.

A entrega da placa foi realizada pelo vereador Mané Losila (MDB).

Losila apontou inicialmente a honra de poder conceder o título de cidadão bauruense ao homenageado. Ainda pontuou o merecimento da homenagem a Dom Rubens, destacando a sua liderança, exemplo e luta por uma sociedade mais igualitária. "O senhor é um grande exemplo de liderança e de espiritualidade para toda a cidade de Bauru", concluiu o parlamentar.

O bispo da Diocese de Bauru, Dom Rubens Sevilha, agradeceu a homenagem e destacou que dois motivos o levaram a aceitar: um de ordem pessoal, por amar Bauru; e outro de ordem institucional, por representar a Igreja Católica. O homenageado ainda relembrou a história do catolicismo no município e a importância de o Estado ser laico, explicando que, por não ser ateu e nem confessional, ele acolhe todas as religiões. Para Dom Rubens, o relacionamento entre a Igreja e o Poder Público sempre foi marcado por harmonia no país, o que também ocorre no município. De acordo com ele, o bem comum é o que une a todos.

História

Dom Rubens Sevilha nasceu no município de Tarabai/SP, região de Presidente Prudente/SP, em 27 de setembro de 1959, filho de João Sevilha e Judite de Albuquerque Sevilha.

Em 1972 entrou para o Seminário Menor dos Carmelitas Descalços em São Roque/SP, onde fez também o seu noviciado.

Estudou Filosofia em São Paulo com os Padres Jesuítas, na Faculdade de Nossa Senhora Medianeira, e Teologia em Roma, na Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum.

Fez profissão religiosa na Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) em 5 de fevereiro de 1980 e foi Ordenado Presbítero no dia 19 de outubro de 1985, na Matriz da cidade de São Roque/SP, pela imposição das mãos e oração consecratória de S. Emª. Revma, o Cardeal Frei Paulo Evaristo Arns, OFM.

Desempenhou vários serviços na Província dos Carmelitas Descalços do Sudeste do Brasil, tais como: Mestre dos Postulantes, Mestre dos Noviços, Pároco da Basílica de Santa Teresinha, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, Pároco da Paróquia de Santa Teresinha (Higienópolis) na Arquidiocese de São Paulo, Assistente Espiritual da Associação das Monjas Carmelitas Descalças e Superior Provincial.

Foi eleito Bispo titular de ldassa e Auxiliar da Arquidiocese de Vitória/ES, no dia 21 de dezembro de 2011, pelo Papa Bento XVI, e teve sua Ordenação Episcopal realizada na Catedral de Vitória/ES, no dia 18 de março de 2012, por S. Exª. Revma., Dom Luiz Manchilha Vilela.

No dia 28 de março de 2018, o Papa Francisco nomeou-o Bispo da Diocese de Bauru e sua posse como 6° Bispo Diocesano foi em 20 de maio de 2018.

Desde então vem conduzindo seu pastoreio na Diocese de Bauru, que além de Bauru, abrange outros 13 municípios e 6 Distritos, perfazendo um total de 42 paróquias subdivididas em 7 Regiões Pastorais em uma superfície de 5.887 quilômetros quadrados e uma população de 5.306.647, segundo IBGE de 2018.

Também é responsável pela organização pastoral dividida em 12 Setores: Ação Missionária, Bens Temporais da Igreja, Bíblico Catequético, Caridade, Comunicação Social, Charis, Educação e Cultura, Espiritualidade, Juventude, Liturgia, Vocações e Vida Consagrada, Vida e Família, e ainda pelas Congregações Religiosas Femininas e Masculinas na Diocese de Bauru.

Com auxílio do clero e dos leigos e leigas vem sendo uma presença harmoniosa na Igreja Particular de Bauru e na sociedade.