Dialogar com entidades sociais e impulsionar a inovação tecnológica são prioridades da vereadora Chiara Ranieri

02/02/2018 - Parlamentar preside as comissões de Educação e Assistência Social, de Ciência e Tecnologia e Interpartidária, que acompanha a execução orçamental e fiscal do governo

Abrir o canal de diálogo com as entidades assistenciais que atuam em Bauru está entre as prioridades da vereadora Chiara Ranieri (DEM) para 2018.

A parlamentar observa que, apesar de já terem profissionalizado suas estruturas, essas instituições enfrentam dificuldades, especialmente de ordem financeira, em decorrência de falhas na legislação federal que regula o credenciamento para a prestação de serviços e os consequentes repasses financeiros pelo poder público.

“A gente acompanha o trabalho desenvolvido por várias delas e precisamos nos mobilizar para buscar formas de auxiliar politicamente. Em Bauru, a assistência é promovida quase que exclusivamente pelo terceiro setor. A partir dessa formatação, tudo o que envolve essas entidades nos preocupa porque pode implicar, inclusive, na interrupção de serviços”, avalia Chiara, que preside a Comissão de Educação e Assistência Social.

Devido à proximidade da vereadora com o tema, as demandas relacionadas à rede municipal de ensino continuarão recebendo sua atenção, com destaque para as carências na manutenção predial.

Ainda no âmbito da educação e da cidadania, Chiara Ranieri pretende trabalhar para criação da Câmara Mirim.

Desenvolvimento e Tecnologia

Preocupada com os desafios e gargalos que dificultam o desenvolvimento de Bauru, a parlamentar entende ser fundamental a reunião de esforços para atualizar a legislação em vigor que afasta oportunidades de investimentos na cidade, associada à criação do marco legal para impulsionar ambientes de inovação tecnológica.

“Esse movimento é forte e envolve também a participação de empresas, universidades, faculdades, centros e escolas tecnológicos. Estamos dando início a um novo capítulo, que, se escrito de maneira correta, trará resultados significativos em médio e longo prazo. E tudo isso vem em um momento importante, junto à questão do destravamento, pois precisamos discutir como Bauru deve crescer daqui para frente e a inovação não pode ficar à margem”, explica.

Na área do urbanismo, Chiara elenca a revisão do Plano Diretor como o maior e principal desafio.

“Em 2017, mudamos alguns artigos dessa lei e a discussão rendeu meses. Agora, o debate envolve a sua íntegra, e precisa acontecer em todas as regiões da cidade. Essa tarefa exigirá grande dedicação da Câmara Municipal”, afirma.

Orçamento

Presidente da Comissão Interpartidária da Casa, Chiara Ranieri também demonstra preocupação com os comprometimentos orçamentário e fiscal do governo municipal.

“A cidade já sentiu as consequências de políticas equivocadas do passado, o que deve nos ensinar a olhar com mais cuidado”, pontua.

O debate em torno do projeto do Poder Executivo para autorizar a qualificação e a contratação de Organizações Sociais também é citado pela vereadora, que frisa a necessidade de que todos tenham clareza dos ônus e dos bônus que implicarão a transferência da gestão do Hospital de Base para a Prefeitura, programada para o segundo semestre deste ano.

VINICIUS LOUSADA