Delegado Marcos Buarraj Mourão é o mais novo 'Cidadão Bauruense'

- Câmara Municipal de Bauru

Natural de Pirajuí, ele recebeu a honraria da Câmara Municipal no dia em que celebrou 60 anos de vida

Prestigiado por familiares, amigos e autoridades, o delegado e diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-4), Marcos Buarraj Mourão recebeu oficialmente o Título de “Cidadão Bauruense”, conferido pela Câmara Municipal, por inciativa do vereador Miltinho Sardin (PTB).

A Sessão Solene, na noite de quarta-feira (06/11), coincidiu com a comemoração dos 60 anos de vida do homenageado, nascido em 6 de novembro de 1959, na cidade de Pirajuí (SP).

Em vídeo exibido exibido no Plenário Legislativo, cenas de momentos marcantes da vida pessoal e da carreira do delegado foram intercaladas com emocionados depoimentos da esposa, Adriana Macedo Mourão, dos filhos, Jamil e Laís, da mãe, Maria Latif, e de amigas da Polícia Civil - as também delegadas Rejane Borro Ortiz Tiritan e Marilda Pansonato Pinheiro.

A dedicação à família, a humildade, o grande coração e a capacidade de inspirar foram algumas das virtudes do novo 'Cidadão Bauruense' destacadas.

Ao homenagear Dr. Mourão, o vereador Miltinho Sardin observou que a “casa cheia” refletia o prestígio construído ao longo dos anos.

“Pra chegar onde chegou, tem que ser gente, tem que ter base”, disse o parlamentar, que relatou ter ficado impressionado com as qualidades do delegado, ao ler uma entrevista com o seu perfil, publicada pelo Jornal da Cidade – todas confirmadas por ele quando os dois se conheceram pessoalmente.

Em discurso de agradecimento emocionado, Dr. Mourão enalteceu a importância da família e dos amigos – “maior patrimônio de um homem”, em suas palavras.

O novo “Cidadão Bauruense” também ressaltou a importância da Polícia Civil em sua trajetória: “Sempre lutei para ser um policial digno e tive a honra de contar com o apoio dos meus colegas. Não é fácil ser policial nesse País, mas perseveramos pelo compromisso sério com a população”.

O delegado não deixou de mencionar o amor por Bauru, confessando não ter medido esforços para encerrar sua carreira na cidade e por aqui ficar depois de sua aposentadoria. “Estou transbordando de alegria”, concluiu.

A homenagem foi encerrada após todos os presentes cantarem o “Parabéns a Você” pelo aniversário de Dr. Mourão.

A Sessão Solene foi conduzida pela vereadora Telma Gobbi (Solidariedade) e foi secretariada pelo parlamentar Luiz Carlos Barbosa (PRB). O vereador Coronel Meira (PSB) também prestigiou.

Compareceram ainda o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, o vice, Toninho Gimenez, e o chefe do Executivo de Piratininga, Sandro Bola.

Colegas da Polícia Civil e o comando da Polícia Militar de Bauru, incluindo o coronel Robson Douglas de Souza, comandante do Comando de Policiamento do Interior-4 (CPI-4), lotaram o Plenário e as galerias da Casa de Leis.

Trajetória

Dr. Mourão estudou na Escola Estadual Alfredo Pujai, em Pirajuí, e, em 1984, se graduou em Direito pela ITE (Instituto Toledo de Ensino), em Bauru.

Fez pós-graduação na Academia de Polícia Civil, na área de segurança pública e direitos humanos.

Ingressou na carreira como delegado de polícia em 1986, assumindo o plantão da Delegacia de Mauá, na grande São Paulo.

Em 1987, foi para a Delegacia de Polícia de Guaimbê. Trabalhou na Ciretran, 2° Distrito Policial, na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, 1° Distrito Policial e Assistência Policial da Seccional, no município de Lins, perfazendo 15 anos naquela cidade. Também passou por Presidente Prudente, atuando na Seccional como titular e na Corregedoria da Policia Civil.

Em 2011, foi transferido, a pedido, para a Delegacia Seccional de Bauru, pela qual respondeu por dois anos.

Posteriormente, chegou ao Deinter-4, onde permaneceu um ano como Delegado Divisionário, até que, em janeiro de 2015, assumiu a função de Diretor da Polícia Civil.

É responsável pelo comando da instituição em 76 cidades.

Ao longo da carreira, foi chefe de sete seccionais (Bauru, Marília, Jaú, Ourinhos, Assis, Lins e Tupã) englobando 145 delegacias e área com população de mais de 2 milhões habitantes.