Daniel Pacífico: Secretaria de Obras não tem recursos financeiros para executar projetos de interligação entre bairros

Em Audiência Pública, três projetos de estudos preliminares de interligação de avenidas foram apresentados sem previsão para execução

A Câmara Municipal de Bauru promoveu nesta terça-feira (9/3), uma Audiência Pública para discutir soluções para os problemas de infraestrutura e sociais da Avenida Daniel Pacífico.

O encontro foi uma iniciativa do vereador Mané Losila (MDB), que elencou no início da discussão as diversas tentativas anteriores de sanar as questões da via, sem sucesso.

Os principais problemas apontados pelo parlamentar foram a falta de acesso da avenida a outras vias de grande fluxo, o declive acentuado, o asfalto esburacado e a situação de abandono do entorno do bairro.

Participaram da Audiência Pública o secretário de Obras, Marcos Saraiva; o secretário de Planejamento, Nilson Ghirardello, e o capitão da Polícia Militar, Juliano Xavier.

Poder Executivo

Nilson Ghirardello apresentou os projetos de ligação da Daniel Pacífico já existentes, destacando que os mesmos ainda são estudos geométricos, uma fase preliminar da projeção de uma obra.

O secretário apresentou um projeto de ligação da Avenida Daniel Pacífico até a Rua Castro Alves, de autoria da administração passada e que já gerou algumas desapropriações.

Outro projeto é o de ligação da Nuno de Assis com a Daniel Pacífico, aproveitando trechos de vias já existentes. De acordo com Ghirardello, esse projeto não é o ideal, mas é o de menor custo.

O terceiro projeto apresentado pelo secretário propõe a construção total de uma nova via, que se aproxima da linha férrea e entra na área da concessionária da via. Como a região onde o acesso seria construído é uma área com alto declive, o projeto exige o planejamento de dispositivos com alta capacidade de drenagem da água.

De acordo com Marcos Saraiva, a Secretaria de Obras não possui aporte financeiro suficiente para fazer intervenções na Avenida Daniel Pacífico. Para ele, por mais que algumas opções de ligações pareçam simples, elas envolvem questões de infraestrutura sob e sobre a pista das quais a pasta não conseguiria arcar.

Saraiva frisou que uma alteração do fluxo da via tornaria necessária a definição de uma nova linha de drenagem para o local. Em dias de chuva forte, a água chega a passar por cima da via.

Polícia Militar

O capitão da PM Juliano Xavier, comandante da 3ª Cia, ressaltou que a corporação tem enfrentado dificuldades no policiamento das adjacências da Avenida Daniel Pacífico. A falta de acessos e a ocupação de imóveis regulares e irregulares em situação de abandono foram apontados como desafio pelo militar que é responsável pelo patrulhamento da região oeste e noroeste da cidade.

De acordo com Xavier, esses desafios abrangem uma região que vai desde a Rua São Sebastião até a Avenida Nuno de Assis. O capitão disse que a Polícia Militar está desenvolvendo um projeto para direcionar um policiamento preventivo, registrando situações que demandam a interferência de outros órgãos, como a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (Sebes).

O policial informou que marcará uma reunião com as secretarias municipais para traçar planos de patrulhamento e estudar possíveis melhorias para a segurança do local.

Encaminhamentos

Convidada para participar da reunião, a Sebes não enviou representante. Mané Losila informou que enviará à secretaria os questionamentos referentes ao trabalho da pasta no local.

O parlamentar pediu que a Secretaria de Obras reveja junto com a prefeita Suéllen Rosim os cronogramas que já existem, dando atenção para essa região, colocando a revitalização do espaço como uma das prioridades.

Assista à íntegra