Neste início de legislatura, os 21 vereadores eleitos para o mandato 2025-2028 na Câmara Municipal de Bauru são os convidados do “Fala Câmara Entrevista”, programa que traz breves bate-papos à TV e Rádio Câmara Bauru. O objetivo é que eles se apresentem à população bauruense, detalhando sua trajetória pessoal e profissional, além de comentar sobre os principais projetos visados e as bandeiras que devem ser defendidas durante os próximos quatro anos no Legislativo Municipal.
Confira os destaques da entrevista do vereador Pastor Bira (Podemos), concedida no último dia 16 de janeiro:
Ubiratan Cássio Sanches nasceu em Bauru (SP), possui 61 anos, é pastor evangélico desde 1988 e já trabalhou para diversas empresas. Na Câmara Municipal de Bauru, classificou-se em primeiro lugar em um concurso público para o cargo de segurança em 1997. Foi membro da Associação de Moradores do bairro Octávio Rasi, membro do Conselho de Usuários de Transportes de Bauru, presidente do Conselho de Pastores por dois mandatos (2010 a 2014) e, em 2012, tornou-se Pastor Titular da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Octávio Rasi. Atualmente, está filiado ao Podemos.
O vereador inicia o segundo mandato consecutivo, tendo sido reeleito com 1.936 votos nas Eleições Municipais de 2024. Em entrevista concedida à TV Câmara Bauru, conduzida pela jornalista Lidiane Oliveira, ele enfatizou que está feliz por conquistar a reeleição, o que significa a manutenção do trabalho dele: “Para mim, é uma alegria retornar e poder oferecer o trabalho que a gente se propõe à população. Vão ser mais quatro anos de desafios”, disse o parlamentar.
Nascido e criado em Bauru, Pastor Bira relembrou sua juventude e a trajetória que percorreu pelo território nacional até se tornar vereador pelo Município. Nesse sentido, contou sobre seus estudos na educação pública bauruense antes de se mudar para o Rio Grande do Sul, onde atuou no Corpo de Bombeiros da Brigada Militar entre 1992 e 1997. Além disso, também recordou de quando serviu no Exército Brasileiro e trabalhou em diversas empresas privadas.
A respeito da família, destacou a educação dos pais em torno da honestidade e do cumprimento da palavra, em conjunto com a valorização do trabalho, da disciplina e do esforço. De mesmo modo, também pontuou sobre a importância da esposa, das filhas e dos netos, que são incentivos para ser uma pessoa melhor para a sociedade.
O vereador também esclarece que seu ingresso na política local partiu da aprovação em um concurso público para o cargo de segurança na Câmara Municipal de Bauru, em 1997, o que desencadeou seu envolvimento com o Poder Legislativo. A partir daí, a carreira de Pastor Bira relacionou-se com a militância, mas ele argumenta que sempre esteve atento aos desdobramentos da política municipal. Por meio da eleição, Ubiratan enxergou a oportunidade de entregar uma resposta ao Poder Público e demonstrar sua indignação. Ele exalta que, apesar de haver muita resistência no início, o desejo de melhorar a vida das pessoas foi superior: “Deus coloca e tira pessoas e elas têm um propósito a ser executado. Eu entendo que, com a renovação do mandato, deve haver mais alguma coisa pra gente fazer pela cidade”, reforçou.
Acerca da primeira vereança, Pastor Bira demonstra orgulho por ser o primeiro servidor público da Casa de Leis eleito, o que representou uma ascensão ao cargo. Ele salienta que os resultados e demandas levantadas ao longo do mandato foram satisfatórios e tem expectativas de que, após a adaptação à nova composição da Câmara Municipal, o saldo final será ainda mais favorável na 34ª Legislatura, visto por ele como o começo de um novo ciclo de crescimento: “Foram quatro anos intensos, com muitas escolhas difíceis. No sentido humano e de trabalho, eu cresci e aprendi muito”, comentou.
Na sequência, o parlamentar deu destaque ao bairro onde mora, Octávio Rasi, e aos distritos e assentamentos próximos, como Vila Aimorés, Morada Nova, Vargem Limpa, Terra Nova, Tangarás e Parque Santa Terezinha. Após anos na região, Pastor Bira explica que entende as dificuldades que os moradores enfrentam e ponderou sobre a falta de saneamento básico no espaço e os problemas recorrentes nas áreas da saúde, educação e segurança no transporte.
Como vereador, Pastor Bira acredita que carrega uma função de defender os cidadãos, chamar atenção para as dificuldades da comunidade e facilitar o atendimento e execução de políticas públicas eficientes: “São assuntos do dia a dia das pessoas comuns. Eu não sou diferente de ninguém”, declarou o vereador, que ainda refletiu sobre a importância do cargo e a necessidade de atuar com praticidade e sensatez: “O mandato nos dá mais responsabilidade do que projeção. O cargo de vereador é passageiro”, exaltou.
Tratando-se dos principais desafios do segundo mandato, Pastor Bira reforça que Bauru demanda ações em diversas frentes. Para o vereador, a melhoria do saneamento básico - e, por consequência, a resolução do caso da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vargem Limpa - é uma das pautas mais urgentes. Quanto à educação, o parlamentar defende um aumento significativo no número de vagas em creches e, no setor da saúde, enxerga que uma parceria mais eficiente entre os órgãos federais, estaduais e municipais, a chamada gestão tripartite do SUS (Sistema Único de Saúde), traria benefícios à pasta, com maior qualidade dos atendimentos e a diminuição das filas de espera para a realização de cirurgias e tratamentos intensivos.
Em breve comentário, o parlamentar também destacou a necessidade de aperfeiçoar a Infraestrutura da cidade, com ênfase no Plano Diretor e na drenagem urbana. Ele também demonstrou apoio às Pessoas com Deficiência (PCDs), principalmente, às pessoas acometidas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pastor Bira ainda evidenciou sua preocupação com a questão climática e, sob essa ótica, direcionou atenção à lei que disciplina a arborização urbana no Município: “Não é somente beleza ou paisagismo, é segurança com linhas elétricas, água, transporte e mobilidade das pessoas”, indagou Pasto Bira, que completou dizendo: “Nós temos uma defasagem histórica. Quem está na cadeira precisa tomar essas decisões”, disse, em alusão à Prefeita Municipal, Suéllen Rosim (PSD).
Analisando a composição da 34ª Legislatura, Pastor Bira comenta que posicionamentos contrários exigem respeito, tendo em vista a pluralidade do parlamento. Ele relembrou a integração dele na Mesa Diretora do Biênio 2021-2022 como primeiro-secretário, atuando ao lado do presidente Markinho Souza (MDB), do vice-presidente Guilherme Berriel (PSB) e do segundo-secretário Pastor Edson Miguel (Republicanos), e reiterou que a mesa é fundamental para o gerenciamento da Câmara Municipal e a definição de pautas discutidas. Além disso, também referenciou a participação dele em diversas Comissões Processantes (CPs) e Comissões Especiais de Inquérito (CEIs), entre 2021 e 2024, e negou qualquer tipo de rompimento dentro da bancada partidária que compõe com os colegas Junior Lokadora e Emerson Construtor.
Neste mandato, Pastor Bira promete uma postura de independência, mas sem isolamento político. Assegurou que, para haver respeito à democracia, à justiça e à vontade da maioria, é preciso que os três poderes sejam independentes, imparciais e isentos entre si: “O grande plenário sempre será soberano”, definiu.
Em mensagem final, Pastor Bira refletiu sobre as expectativas dele quanto à comissão das Comissões Permanentes. Após quatro anos de experiência na Casa de Leis, o parlamentar visualiza que as comissões são os pontos mais importantes da vereança e afirmou que, assim como no Biênio 2021-2022, buscará apoio do Podemos para integrar o número máximo de órgãos temáticos, que é cinco. Entre os destaques, citou a importância da Comissão Interpartidária para o planejamento administrativo do município e mencionou a Comissão de Justiça, Legislação e Finanças; a Comissão de Fiscalização e Controle; a Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência e a Comissão de Educação e Assistência Social como as que mais almeja: “Eu não vou abrir mão. Bauru merece o melhor. Que Deus nos abençoe”, finalizou.
Acompanhe a série de entrevistas!
Todos os 21 vereadores da 34ª legislatura serão entrevistados nesta série do “Fala Câmara Entrevista”. O conteúdo está disponível no canal do YouTube da Câmara e segue em exibição da TV Câmara Bauru (canais 31.3 da rede aberta digital e 10 da NET/Claro) e Rádio Câmara Bauru (93.9 FM).