Conheça o vereador: Emerson Construtor (Podemos)

- Assessoria de Imprensa

Assumindo seu primeiro mandato no legislativo, o parlamentar afirma que acessibilidade, educação inclusiva e esporte são suas principais bandeiras

Neste início de legislatura, os 21 vereadores eleitos para o mandato 2025-2028 na Câmara Municipal de Bauru são os convidados do “Fala Câmara Entrevista”, programa que traz breves bate-papos à TV e Rádio Câmara Bauru. O objetivo é que eles se apresentem à população bauruense, detalhando sua trajetória pessoal e profissional, além de comentar sobre os principais projetos visados e as bandeiras que devem ser defendidas durante os próximos quatro anos no Legislativo Municipal.

Confira os destaques da entrevista do vereador Emerson Construtor (Podemos), concedida no último dia 7 de janeiro:

Eleito com 1.749 votos, o vereador Emerson Construtor (Podemos) irá atuar no Poder Legislativo de Bauru pela primeira vez neste mandato. Emerson Pereira Batista é natural de Curitiba (PR), possui 48 anos e é dono de uma empresa de construção e reforma de casas.

Em entrevista à TV Câmara Bauru, conduzida pela jornalista Lidiane Oliveira, ele detalhou sobre seu envolvimento com a política bauruense. Nesse sentido, relembrou do período em que atuou como assessor parlamentar de Osvaldo Paquito da Silva, ex-vereador de Bauru entre 2001 e 2004. Ele conta que, após conhecer o meio político, surgiu a ideia de participar ativamente do Poder Legislativo. “Eu quis ajudar o povo de alguma forma”, destacou.

Emerson também ressalta que, em 2020, iniciou sua primeira campanha eleitoral para fazer parte do corpo legislativo bauruense. Nas Eleições Municipais daquele, candidatou-se como vereador de Bauru pelo PTB, mas não conquistou a vaga de titular, permanecendo como segundo suplente da bancada após acumular 802 votos. Estrategicamente, Emerson filiou-se ao Podemos em 2024 para, na segunda tentativa, ampliar sua visibilidade e fortalecer sua candidatura à Câmara Municipal de Bauru.

A respeito das bandeiras defendidas, Emerson Construtor reforça que possui três frentes fundamentais: acessibilidade, educação inclusiva e esportes.

Na área da acessibilidade, visa fortalecer e auxiliar a luta das pessoas com deficiência, com ênfase nas deficiências físico-motoras, como é o caso de seu filho, para garantir mais igualdade, autonomia e inclusão. Ciente da responsabilidade do cargo, o vereador planeja colocar suas ideias em prática e defender os direitos dos cidadãos e trazer melhorias às famílias. Entre as possíveis propostas, comentou sobre ações voltadas para a infraestrutura acessível, como a ampliação de sistemas de locomoção de cadeira de rodas, a diminuição dos degraus nas calçadas e a instalação de passarelas e rampas de acessibilidade, principalmente em bairros mais afastados do centro da cidade.

Quanto à educação inclusiva, Emerson refletiu sobre a necessidade de intensificar o aprendizado da leitura e da escrita nas escolas públicas, além da demanda de um acompanhamento político-pedagógico individual com profissionais da psicologia e da fonoaudiologia.

Já no campo dos esportes, o parlamentar evidenciou que mira a inserção de profissionais capacitados nos clubes e associações esportivas para dar suporte às crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de dificuldade ou restrição motora e pretende inspirar-se em um clube de basquete de Ribeirão Preto (SP), em que são oferecidas aulas gratuitas adaptadas às pessoas com deficiência.

Sobre seu posicionamento no Plenário, o parlamentar retomou a votação da Mesa Diretora do Biênio 2025-2026, realizada após a posse dos vereadores eleitos em 1º de janeiro deste ano. Na ocasião, Emerson esclareceu que não houve orientações de seu partido para a escolha do Presidente da Câmara e, por meio de critérios próprios, optou por destinar seu voto a Markinho Souza (MDB).

Na visão do vereador, identifica-se como pertencente ao centro político, colocando-se à disposição para votar em projetos independentemente da questão ideológica/partidária, com foco em iniciativas que favoreçam o bem estar dos bauruenses: “Sou a favor da população. Tenho que pensar muito na população e no eleitor bauruense, principalmente o pessoal que confiou em mim”, afirma.

Já em relação à atuação em Comissões Permanentes, Emerson reiterou que deve dialogar e movimentar-se em torno das pautas que defende, o que direciona-o a possíveis participações na Comissão de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência, Comissão de Educação e Assistência Social e Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, mas afirmou que decidirá somente após o fim do recesso parlamentar, em fevereiro. Além disso, o parlamentar espera debater o assunto junto ao líder do partido, Pastor Bira (Podemos), para viabilizar tais preferências.

Por fim, Emerson Construtor agradeceu aos familiares, amigos, eleitores e Deus, e enfatizou que irá representá-los e ser atuante na Casa de Leis, com uma postura mais fiscalizadora e menos embativa: “Posso garantir que a população bauruense vai ouvir falar muito de Emerson Construtor”, finalizou.

Acompanhe a série de entrevistas!

Todos os 21 vereadores da 34ª legislatura serão entrevistados nesta série do “Fala Câmara Entrevista”. O conteúdo está disponível no canal do YouTube da Câmara e segue em exibição da TV Câmara Bauru (canais 31.3 da rede aberta digital e 10 da NET/Claro) e Rádio Câmara Bauru (93.9 FM).