Conheça o vereador: Edson Miguel (Republicanos)

- Assessoria de Imprensa

Parlamentar pretende continuar o perfil de trabalho do último mandato, com atendimento direto à população em seu gabinete e nos bairros da cidade

Neste início de legislatura, os 21 vereadores eleitos para o mandato 2025-2028 na Câmara Municipal de Bauru são os convidados do “Fala Câmara Entrevista”, programa que traz breves bate-papos à TV e Rádio Câmara Bauru. O objetivo é que eles se apresentem à população bauruense, detalhando sua trajetória pessoal e profissional, além de comentar sobre os principais projetos visados e as bandeiras que devem ser defendidas durante os próximos quatro anos no Legislativo Municipal.

Confira os destaques da entrevista do vereador Edson Miguel (Republicanos), concedida no último dia 21 de janeiro:

Este é o segundo mandato consecutivo do vereador Edson Miguel de Jesus, tendo sido eleito neste último pleito municipal com 3.571 votos. Possui formação em Gestão Pública e, ao longo de sua carreira, atuou em diversas iniciativas sociais, como os projetos “Anjos da Madrugada”, “Unisocial” e “SocioEducativo”. Pastor há 27 anos, atualmente é também o presidente do Partido Republicanos em Bauru.

Em entrevista à TV Câmara Bauru, conduzida pelo jornalista André Godinho, ele relembrou sua trajetória de vida e os marcos que o fizeram chegar ao parlamento bauruense. Nascido em Suzano (SP) e criado na capital paulista, Edson Miguel passou por problemas de saúde e outras dificuldades na infância e juventude, situações que segundo ele o levaram ao caminho da fé. Em São Paulo, começou seu ministério e, quando se tornou pastor evangélico, foi designado para vir a Bauru. “Fui a outros municípios como pastor, mas sempre retornava a Bauru, aqui fui recebido muito bem, tenho um carinho especial”, recorda.

Como pastor, sempre dedicou atenção a ver e ouvir as necessidades da população. Isso fez com que, em 2019, fosse convidado a concorrer a uma vaga de vereador na Câmara. Eleito para seu primeiro mandato (2020-2024), disse que isso foi um prolongamento do trabalho que já realizava, podendo assim ajudar ainda mais a comunidade que já o conhecia.

Ele relaciona seu trabalho na igreja com o que exerce na Câmara, apontando similaridades e diferenças: “a igreja tem o trabalho de cuidar do jovem, realizar ações sociais e eventos dentro dos bairros para ajudar quem tem dificuldade, tanto material quanto espiritual. Porque não adianta resolver o problema externo temporariamente e não cuidar do interior. Através da fé a gente consegue alcançar essas pessoas levando uma palavra de otimismo, determinação, mostrando que elas podem superar as dificuldades. E com isso começou também o trabalho de vereador, porque nós continuamos atendendo à população no gabinete e nos bairros”, explica.

O vereador também afirma que não faz distinção nos atendimentos. Ou seja, independentemente do munícipe ser ou não frequentador de igreja, o atendimento é igual. “Sempre que somos acionados, vamos ao bairro e buscamos entender a situação, para assim poder ajudar. Quando alguém chega no vereador, já bateu em todas as portas, já tentou de tudo, e estamos aqui para entender o que a pessoa passa, orientar no que ela pode fazer”, resume.

Refletindo sobre seu mandato anterior e o que agora se inicia, aponta que cada dia é um aprendizado, com demandas e atendimentos sempre diferentes. Edson Miguel destaca algumas ações da última legislatura, como projetos de lei em prol da melhoria do atendimento aos autistas e o do transporte pet (Lei Municipal nº 7647, de 01/12/2022, que reconhece o Cordão de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas para fins de atendimento prioritários; Lei Municipal nº 7820, de 16/08/2024 que dispõe sobre o dever de inserção do símbolo mundial da conscientização de deficiências ocultas nas placas de atendimento prioritário; e Lei Municipal nº 7688, de 22/05/2023, que dispõe sobre autorização para transporte de animais domésticos em coletivo público na cidade de Bauru).

“Esses projetos surgiram ouvindo a população. O do transporte pet, por exemplo, já tinha visto em outras cidades. As pessoas também vinham nos procurar relatando dificuldades para levar pet para fazer um tratamento, uma cirurgia, porque não são todos os motoristas que aceitam e no transporte público não podia. Então trouxemos a ideia para facilitar a vida de quem passa por isso”, conta o vereador.

Ele também reforça que atuou buscando melhorias na infraestrutura da cidade, na regularização de bairros e em levar situações de localidades diversas de Bauru ao conhecimento do Poder Executivo. “Vamos continuar trabalhando do mesmo modo que fizemos no primeiro mandato, estando presente nos bairros, ouvindo cada pessoa e lutando até que haja a resolução dos problemas”, reforça, ponderando que se formou em Gestão Pública justamente para entender como ajudar a população de forma mais efetiva.

Para o parlamentar, a sua votação nesta eleição reflete uma aprovação de sua postura no primeiro mandato, que ainda contou com uma atuação na área da saúde, inclusive com a vinda de emendas parlamentares. Edson Miguel foi responsável pela articulação da conquista de emendas de deputados que foram destinadas à aquisição de ambulância para transporte de pacientes para exames e de dois veículos para atender o CRAS.

Quanto às expectativas para a legislatura 2025-2028, acredita que será ainda melhor que a anterior, em especial devido ao maior número de vereadores - agora, são 21 cadeiras no legislativo bauruense. Ele afirma que mantém diálogo com todos os parlamentares, afinal, apesar dos pensamentos diferentes, todos trabalham em prol da cidade.

A postura diante do Poder Executivo é a mesma: “com diálogo, vamos seguir na mesma linha. O Republicanos deu suporte à prefeita nessa eleição. Então, os projetos que vierem e forem favoráveis à população, nós estaremos juntos. E, como no mandato passado, seremos contrários em alguns pontos se percebermos que aquilo não é bom no momento”, pontua.

O vereador Edson Miguel finaliza a entrevista agradecendo a Deus e à população, lembrando que seu gabinete funciona 24 horas, seja na Câmara, seja recebendo demandas pelo WhatsApp e redes sociais. Ele se coloca à disposição para continuar atendendo toda a população.

Acompanhe a série de entrevistas!

Todos os 21 vereadores da 34ª legislatura serão entrevistados nesta série do “Fala Câmara Entrevista”. O conteúdo está disponível no canal do YouTube da Câmara e segue em exibição da TV Câmara Bauru (canais 31.3 da rede aberta digital e 10 da NET/Claro) e Rádio Câmara Bauru (93.9 FM).