Comissão de Obras visita lagoa de chorume

- Diretoria de Comunicação

19/06/2015 – Os vereadores Arildo Lima Júnior, Fabiano Mariano, Artemio Caetano Filho, Telma Gobbi e Sandro Bussola, acompanhados do prefeito Rodrigo Agostinho, da Secretária do Meio Ambiente Lazara Gazzetta, e do Diretor de Limpeza Pública da Emdurb, Rubens Duque, vistoriaram hoje a lagoa de chorume, localizada no aterro sanitário de Bauru. A inspeção, por iniciativa da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes, teve por objetivo apurar a real situação da lagoa de chorume que corre o risco de transbordar – o nível está no limite - contaminando o solo e o lençol freático.

A Secretária do Meio Ambiente (SEMMA), Lazara Gazzeta, mesmo vistoriando constantemente o local, admitiu que não foi comunicada oficialmente pela Emdurb sobre a situação da lagoa. O Diretor de Limpeza Pública da Emdurb, Rubens Duque, afirmou que a Secretária tem conhecimento do quadro.

O prefeito Rodrigo Agostinho, demonstrando preocupação, por que não descarta a possibilidade de vazamento, caso não se encontre uma solução a curto prazo, informa que a Emdurb vai realizar um processo licitatório - cuja publicação será amanhã, sábado (20) – para a contratação de uma empresa para a execução do serviço.

Outras possibilidades levantadas pelo Chefe do Executivo: o líquido derivado da decomposição do lixo ser transportado via DAE – Departamento de Água e Esgoto – a uma estação de tratamento da SABESP, mas que para esse serviço precisa de autorização da CETESB ou, ainda, a construção de uma nova lagoa no próprio aterro, o que desaprova a Secretária Lazara Gazzetta, por não acreditar que a obra seja concluída num período curto que possa atender a demanda da lagoa de chorume.

O presidente da Comissão de Obras da Câmara, vereador Sandro Bussola, disse que não ficou convencido pelas explicações dadas pelo prefeito Rodrigo Agostinho de que a situação da lagoa de chorume caminha para um fim feliz.

O vereador Arildo Lima Júnior, membro da Comissão, destacou a falta de sintonia no governo municipal, já que Secretaria do Meio Ambiente está desconectada com a Emdurb na questão da lagoa de chorume.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa.