Câmara, Saúde e Semma somam forças para limpeza de terreno

29/07/2015 – A Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde, Previdência e Direito e Proteção dos Animais (CMAHSP) retomou hoje com o Grupo de Trabalho a discussão dos conflitos entre o código ambiental e a lei municipal em relação a limpeza de terrenos. O grupo, formado pela Comissão, SEMMA e Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, debate a apresentação de emendas à lei 5540 que dispõe sobre o tema.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Paulo Eduardo de Souza, o Grupo de Trabalho tem por finalidade discutir as bases legais relacionadas à limpeza de terrenos particulares, devido a grave incongruência legal com óbvia inconsistência jurídica. Foram abordadas as prerrogativas do código sanitário municipal e os conflitos com leis e afins, acrescentou.

Também foi discutido a elaboração de um plano de ação preventiva em relação a limpeza de terrenos privados. O Grupo está no aguardo do envio, por parte do Poder Executivo, da relação de munícipes devedores por não limparem seus terrenos.

Além da pauta, diversas sugestões operacionais foram apresentadas para o aprimoramento do processo de diagnóstico, autuação e cobrança de multa pelo terreno abandonado.

Discutiu-se ainda, os aspectos relacionados a importância de se estabelecer definição a cerca do manejo de ações de prática ambiental e eventuais repercussões. Também foi abordado preliminarmente o plano municipal de manejo de resíduo sólido.

Participaram da reunião: os vereadores Paulo Eduardo de Souza e Artemio Caetano (Comissão), Lázara Gazzetta e José Carlos Augusto Fernandes (SEMMA) além de Roldão Antônio Puci Neto, Daniel Godóy Tarcinalli e Nathália Salvadeo Parizoto (CCZ).

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa