Comissão discute mudanças na Saúde e Prefeitura anuncia ampliação no atendimento para síndrome gripal

Eduardo Borgo e Junior Lokadora, membros da Comissão de Saúde, participaram da reunião na Praça das Cerejeiras, juntamente com os vereadores Marcelo Afonso (Patriota), Julio Cesar (PP) e Pastor Edson Miguel (Republicanos)

Na tarde desta quarta-feira (5/1), a Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde e Previdência reuniu-se com a prefeita Suéllen Rosim (Patriota) e a secretária de Saúde, Alana Trabulsi Burgo, para discutir a atual situação da saúde pública municipal e medidas para o atendimento nas unidades de saúde para garantir mais agilidade na assistência à população. Na ocasião, a Prefeitura de Bauru anunciou mudanças no atendimento de casos respiratórios, a partir desta quinta-feira (6/1), com mais alterações a partir de segunda-feira (10/1), para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

O encontro foi conduzido pela prefeita Suéllen Rosim e contou com a presença dos membros da comissão, vereador Eduardo Borgo (PSL) e Junior Lokadora (PP). Além da presença dos vereadores Marcelo Afonso (Patriota), Julio Cesar (PP) e Pastor Edson Miguel (Republicanos). Também esteve presente na reunião, o chefe de gabinete, Rafael Lima Fernandes.

A partir desta quinta-feira (6/1), às 7h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geisel/Redentor passa a ser exclusiva para atendimento de casos respiratórios. Somente pessoas com sintomas como febre, tosse, coriza, dor no corpo ou falta de ar devem procurar esta unidade. A UPA Geisel/Redentor continua com o atendimento pediátrico, uma vez que as entradas são separadas e não há contato entre os setores na parte interna da unidade.

A partir de segunda-feira (10/1), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passarão a funcionar como referência para casos de síndrome gripal. A partir da semana que vem, de segunda a sexta-feira, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro funcionará como referência das 7h às 17h, e as Unidades de Saúde da Família (USF) do Santa Edwirges, Vila Dutra e Vila São Paulo funcionarão como referência das 7h às 21h. Os pacientes com síndrome gripal, com sintomas no momento, fazem o teste de COVID-19 para verificar se o caso é positivo ou negativo da doença, e são atendidos pela equipe médica.

Ainda na próxima semana, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começará a fazer atendimento por telemedicina para casos leves. As pessoas deverão ligar no 192, opção 2. Mais informações serão divulgadas posteriormente pela Prefeitura Municipal de Bauru.

A Secretaria Municipal de Saúde também está atuando para a normalização das escalas de médicos das UPAs Bela Vista e Ipiranga. Médicos servidores da Secretaria de Saúde estão trabalhando para o fechamento das escalas nestas unidades, conforme a necessidade, com médicos da própria pasta atuando, enquanto a Administração Municipal encontra alternativas, já que a Organização de Medicina e Educação de São Carlos (Omesc) informou que não seguirá como gestora dos plantões médicos destas UPAs. As Secretarias de Saúde e de Negócios Jurídicos trabalham para resolver a situação o mais rápido possível, e o município se empenha para garantir o atendimento aos moradores.

Colaborou: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Bauru

Crédito das fotos: Joabe Guaranha / Prefeitura de Bauru