Comissão de Saúde da Câmara discute transplante de rim

11/05/2016 – Comissão de Meio Ambiente, Higiene, Saúde, Previdência e Direito e Proteção dos Animais (CMAHSPPA), discutiu em reunião realizada na sala dos vereadores o tema: “Transplante Renal em Bauru – Realidade Presente e Projeções Futuras”. O encontro visa resgatar o transplante renal para Bauru já que o procedimento foi executado na cidade tanto pela iniciativa privada como pública e atualmente não ocorre.

De acordo com o presidente da Comissão, vereador Paulo Eduardo de Souza, pelo porte do município e ainda pelo recurso disponível o transplante renal é plenamente factível do ponto de vista operacional e respectivos custos.

O parlamentar destacou ainda que o Ministério da Saúde reconhece que o procedimento seja realizado por entidades privadas a partir de convênios firmados. Em Bauru, os Hospitais de Base (público) e Unimed (privado), que foram credenciados pelo governo, realizavam o transplante de rim e que atualmente promovem estudos sobre o tema.

O transplante de rim no Brasil começou na década de sessenta nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, o País apresenta o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo e ocupa o segundo lugar (Estados Unidos é o 1º) no número absoluto de cirurgias desse porte, com destaque para o transplante renal.

Participaram da reunião: o vereador Raul Gonçalves Paula, Aparecido Donizette Agostini (Faculdade de Medicina de Botucatu) e a presidente da Associação Bauruense de Apoio aos Renais Crônicos (ABREC), Maria Bernardete Mattos Bento.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa