Comissão de Obras sugere novos mecanismos para controle do volume de lixo destinado pelo município a aterro de Piratininga

03/03/2017 – Parlamentares visitaram o empreendimento privado, que recebe R$ 83,50 da Prefeitura de Bauru por tonelada de resíduo enterrada

A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Transportes da Câmara Municipal vai oficiar o Poder Executivo sugerindo a implantação de novos instrumentos de controle do volume de lixo doméstico destinado pelo município ao aterro sanitário particular contratado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), instalado na cidade de Piratininga.

O encaminhamento foi anunciado pelo presidente do grupo parlamentar, Mané Losila (PDT), após visita de vereadores ao empreendimento na tarde desta sexta-feira (03/03).

A ideia é que um painel eletrônico seja instalado na balança que pesa os caminhões que trazem os resíduos para que os motoristas da Emdurb possam verificar o volume em tempo real.

A pesagem é feita na chegada (com os veículos carregados) e na saída (sem os materiais). Atualmente, porém, só ao final do procedimento, é que os motoristas recebem um tíquete com o peso apurado do lixo.

Mané Losila afirma que a instalação desse painel daria maior transparência ao controle dos resíduos destinados pelo município, que paga à empresa R$ 83,50 por tonelada enterrada.

Durante a visita, responsáveis pelo aterro explicaram que a balança de precisão é aferida semestralmente.

O município não promove a pesagem do lixo para checagem dos valores cobrados pela empresa contratada para a prestação do serviço, prática já adotada pela Prefeitura de Bariri, uma das 20 que destina o lixo doméstico para o empreendimento de Piratininga.

Energia

Aos parlamentares, representantes do aterro informaram que, a partir do segundo semestre de 2018, o lixo destinado ao local será utilizado para a geração e comercialização de energia elétrica.

A Prefeitura de Bauru destina ao aterro cerca de 300 toneladas por dia de resíduos, aproximadamente 30% do total recebido pelo empreendimento.

Balanço

O presidente da Comissão de Obras, Mané Losila, disse que a visita foi positiva e que os parlamentares, em geral, ficaram satisfeitos com o trabalho mostrado pela empresa responsável pelo aterro.

Os vereadores Luiz Carlos Bastazini (PV) e Fábio Manfrinato (PP) também integram o grupo parlamentar e acompanharam a agenda, da qual participaram ainda Sandro Bussola (PDT), Miltinho Sardin (PTB), Roger Barude (PPS), Serginho Brum (PSD), Telma Gobbi (SD) e Yasmim Nascimento (PSC).

O deputado estadual Celso Nascimento (PSC) e vereadores da cidade de Piratininga também participaram da visita, bem como diretores e técnicos da Semma e da Emdurb.

O presidente da Comissão de Obras, vereador Mané Losila, e Manoel Jeronimo, representante do aterro

Mané Losila e Fábio Manfrinato, presidente e membro da Comissão de Obras, na cabine onde o peso do lixo destinado ao aterro é controlado pela empresa responsável

Caminhão da Emdurb chegando à balança do aterro

VINICIUS LOUSADA