Comissão de Obras: Mané Losila pede análise de riscos por retirada de lombadas

04/12/2018 - O parlamentar recebeu o advogado da Adeciba, Ivan Goffi, que moveu ação judicial contra redutores de velocidade fora do padrão do Contram

O vereador Mané Losila e o advogado Ivan Goffi

Em reunião promovida pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal de Bauru nesta terça-feira (04/12), o vereador Mané Losila, presidente do grupo parlamentar, reiterou a necessidade de que a Emdurb adote a segurança das vias públicas e de seus usuários como principal critério e reconstrua lombadas nos locais de onde os redutores de velocidade foram removidos por estarem em desacordo com as normas do Contram (Conselho Nacional de Trânsito).

O apontamento das divergências técnicas partiu da Adeciba (Associação de Defesa da Cidadania de Bauru), que moveu ação judicial requerendo a retirada das lombadas, obtendo sentença favorável.

Presente na reunião da comissão de hoje, o advogado da entidade, Ivan Goffi, reiterou que exigirá o cumprimento da decisão, ponderando que aguardará o prazo de 40 dias para que a Emdurb apresente estudo técnico a respeito dos redutores de velocidade para que, então, decida sobre acordo proposto às partes pela Vara da Fazenda Pública.

Em conversa com o procurador da Adeciba, Losila frisou que compreende as motivações para a ação judicial. Ponderou, no entanto, que a retirada das lombadas, já iniciada, mas que ainda avançará a muitas regiões da cidade, pode tornar mais perigosos muitos pontos de tráfego da cidade.

Na última Sessão da Câmara Municipal, o vereador já havia alertado sobre o risco de aumento de acidentes, solicitando a reavaliação imediata de todos os pontos de intervenção.

Losila vistoriou alguns locais, como a quadra 12 da rua Bernardino de Campos, onde a remoção dos obstáculos preocupa moradores. “Sempre vivi aqui e os acidentes só pararam depois da colocação das lombadas”, reiterou o parlamentar na Tribuna. Assista aqui

VINICIUS LOUSADA