Comissão de Obras discute Programa de Parque Urbanos Lineares

12/03/2019 - Vereadores Mané Losila, Markinho Souza e Luiz Carlos Bastazini receberam o arquiteto Eliseu Areco, arquiteto responsável pelo projeto

Nesta terça-feira (12/03), a Comissão de Obras, Serviço Públicos e Transportes da Câmara Municipal recebeu o arquiteto do Programa de Parques Urbanos Lineares da Prefeitura de Bauru, Eliseu Areco. Ele apresentou as principais diretrizes da iniciativa – considerada uma das prioridades do Poder Executivo.

Presidente do grupo parlamentar, o vereador Mané Losila (PDT) classificou o projeto como de extrema relevância, com potencial para transformar a relação das pessoas com a cidade, mas lamentou a previsão de longo prazo para que os parques saiam do papel.

O programa busca conectar a cidade a partir da revitalização de áreas de fundo de vale.

“Foi importante conhecer, especialmente porque, há tempos, estamos cobrando do governo ações para a região do córrego Água do Sobrado”, pontuou.

Coleta de dados

Areco explicou que a proposta está em fase de coleta de dados técnicos e operacionais, que viabilizarão a publicação do edital de licitação do projeto executivo dos parques.

A expectativa é de que esta etapa seja concluída em cinco meses.

A contratação do projeto para os 10 parques lineares idealizados pelo governo deve custar em torno de R$ 5 milhões.

Não há, porém, estimativa do quanto será investido para tornar os parques realidade; bem como a origem dos recursos para viabilizá-los.

Areco observou, no entanto, que, com o projeto executivo, há caminhos para captar verbas direcionadas para esta finalidade.

Também participaram da reunião os membros da comissão – Luiz Carlos Bastazini (PV) e Markinho Souza (PP), que sugeriu a possibilidade de que os parques lineares sejam viabilizados com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. “Esse fundo tem mais de R$ 5 milhões parados”, observou.

Protótipo

Eliseu Areco observou que, apesar da complexidade do projeto, ações da Prefeitura na região do Bauru 16 já estão sendo executadas para que a comunidade compreenda, na prática, os conceitos do programa.

“Estamos construindo um protótipo, com calçadas com desenhos de acessibilidade, quadras esportivas e equipamentos de ginástica. É um pequeno reflexo do que será replicado em toda a cidade”, afirmou.

Câmara Municipal de Bauru