Comissão de Obras: compatibilizar melhorias viárias na 'Praça do Relógio' com projeto de novo drive-thru

Representantes da Emdurb e das Secretarias de Obras, de Planejamento e do Desenvolvimento Econômico participaram de reunião chamada pela Câmara nesta terça-feira

Em reunião por videoconferência convocada pela Comissão de Obras e Transportes, representantes do poder público municipal atualizaram as perspectivas acerca das intervenções viárias com o intuito de mitigar os problemas no trânsito da rotatória da chamada Praça do Relógio - que se tornam mais cruciais diante da possibilidade de abertura do drive-thru de uma rede de fast food às margens do dispositivo.

Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Mané Losila (MDB), que preside o colegiado parlamentar. Fábio Manfrinato (PP) também acompanhou.

A secretária de Planejamento, Letícia Kirchner, explicou que o empreendimento ainda está sendo licenciado, mas que algumas diretrizes já foram estabelecidas pela administração: o acesso ao drive não poderá ser feito pela rotatória - que interliga o prolongamento da avenida Duque de Caxias a bairros populosos da cidade - nem pela avenida Castelo Branco.

A urbanista frisou ainda que o propósito é tornar compatível o funcionamento do negócio com as obra previstas para melhorar a condição de fluxo na região.

Por essa razão, Letícia entende ser possível a execução do projeto, apresentado à Comissão de Obras e Transportes em agosto no ano passado, independentemente do timing do empreendimento comercial.

Sidnei Rodrigues, secretário de Obras, reiterou a recomendação do prefeito Clodoaldo Gazzetta para que os trabalhos sejam feitos até o final deste ano, a despeito das dificuldades financeiras da pasta.

A administração trabalha com a expectativa de início na segunda quinzena de setembro.

Ressalvas

Tanto Sidnei quanto o engenheiro Aníbal Ramalho, gerente de Planejamento e Sinalização da Emdurb, ponderaram que seria ideal a execução das obras após a aprovação do projeto do drive-thru, a fim de evitar riscos de qualquer tipo de incompatibilidade.

O secretário de Obras advertiu que a via que será aberta paralelamente à Castelo Branco, como uma das ações para melhorar o tráfego, é bastante estreita e, mesmo com a implantação de mão-única, o excesso de veículos pode causar transtornos à vizinhança.

A boa notícia é que, de acordo com o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rafael Rosalim, como os investidores já efetuaram a compra do terreno onde pretendem abrir o negócio, têm pressa em sanar as pendências junto à Secretaria de Planejamento para obter a licença para a construção.

Deve haver um posicionamento acerca das diretrizes do poder público em até duas semanas.

Letícia Kirchner esclareceu ainda que este tipo de estabelecimento não está sujeito à Lei do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).

Nesse sentido, Sidnei Rodrigues pontuou que o valor de eventual contrapartida não será significativo frente o custo estimado de R$ 610 mil para as obras.

Diálogo

Mané Losila colocou a comissão à disposição para mediar diálogos na busca da melhor solução para o tráfego na Praça do Relógio.

“Com certeza, a demanda por melhorias é de muito tempo, mas quem já esperou por anos pode esperar por mais duas semanas, a fim de que haja um plano de ação alinhado já com o futuro estabelecimento para que novos problemas não surjam depois de as intervenções terem sido executadas”, avalio o vereador, ao final da reunião desta terça.