Representantes da Emdurb prestam esclarecimentos à Comissão de Obras

- Repórter Fotográfico

23/05/2017 - Participaram da reunião, na manhã desta 3ª feira, os vereadores Mané Losila, Luiz Carlos Bastazini, Sandro Bussola, Roger Barude e Ricardo Cabelo

A Comissão de Obras e Serviços Públicos recebeu, nesta terça-feira (23/05), o diretor de Limpeza Pública da Emdurb, Luiz Eduardo Borgo, a gerente do aterro sanitário, Alessandra Pinezi, e o engenheiro civil Marcelo Makino.

Participaram do encontro o presidente do grupo parlamentar, vereador Mané Losila (PDT), o vereador Luiz Carlos Bastazini (PV), membro, além dos vereadores Sandro Bussola (PDT), Roger Barude (PPS) e Ricardo Cabelo (PPS). Fábio Manfrinato (PP), que é membro da comissão, justificou ausência.

Os representantes da Emdurb foram chamados à Câmara em razão de denúncia recebida pelo vereador Luiz Carlos Bastazini de que o chorume das lagoas do aterro municipal teria sido retirado dos tanques por caminhões do DAE e, irregularmente, devolvido ao maciço.

Borgo, contudo, explicou que a contratação do caminhão da autarquia de água e esgoto se deu para a retirada do lodo residual, decorrente do esvaziamento de duas das três lagoas de chorume, assunto já tratado pela Comissão de Obras.

A Emdurb alega ainda que, antes da execução do procedimento, promoveu consulta verbal à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão fiscalizador dos aterros sanitários, que atestou a regularidade da ação, preconizada por Norma Técnica.

Antes da reunião, a empresa pública já havia abastecido a Comissão de Obras com documentos que constatam a contratação de empresa credenciada para a retirada do chorume e sua devida destinação a uma estação de tratamento de esgoto, no município de Jundiaí (SP).

O vereador Mané Losila disse estar satisfeito com os esclarecimentos inicialmente prestados pela Emdurb e que vai oficiar a Cetesb para que o órgão certifique a Câmara Municipal sobre a regularidade dos procedimentos executados pela Emdurb.

VINICIUS LOUSADA