Comissão de Esportes: modalidades reclamam de atraso em repasses do Fundo de Desenvolvimento Esportivo

13/02/2019 - Parlamentares sugeriram estratégias para que problema não se repita e agendarão reunião com o Poder Executivo

Representantes das modalidades que levam o nome de Bauru a competições esportivas foram recebidos, nesta quarta-feira (13/02), pela Comissão de Cultura, Esportes e Lazer da Câmara Municipal. Aos parlamentares, foram relatadas as dificuldades decorrentes da demora para a tramitação do processo que resulta no repasse de verbas do Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo para os projetos parceiros da Prefeitura.

O edital para a inscrição de projetos só deve ser publicado neste sábado (16/02). Após a submissão, o Conselho Municipal de Esportes precisa apreciá-lo para que o governo encaminhe ao Poder Legislativo Projeto de Lei requisitando autorização para a transferência dos recursos.

De acordo com os representantes da modalidade, a expectativa é de que o dinheiro só chegue aos projetos aprovados no mês de junho.

O problema é que os compromissos e obrigações das equipes já começaram. Atletas e técnicos têm desembolsado recursos próprios ou ficam impedidos de competir.

A insuficiência dos valores também foi abordada pelos esportistas. Eles reclamam que, mesmo com a já baixa programação orçamentária da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), a pasta tem sido uma das principais afetadas pelo contingenciamento de despesas do governo.

À comissão, foram relatadas ainda as más condições estruturais dos ginásios e de outros equipamentos esportivos.

Encaminhamentos

Presidente do grupo parlamentar, Fábio Manfrinato (PP) se comprometeu a agendar reunião com o prefeito Clodoaldo Gazzetta e com os secretários Alexandre Zwicker (Esporte Lazer) e Everson Demarchi (Finanças).

O vereador Roger Barude (PPS), membro da comissão, pontuou a necessidade de que a Semel disponha de um funcionário que tenha como atribuição garantir que os processos relativos aos repasses do Fundo Municipal de Desenvolvimento Esportivo sejam concluídos em tempo aceitável, para que os projetos possam se planejar para o ano.

“Tem que ser um servidor de carreira, que domine os trâmites para que problemas não aconteçam, independentemente da mudança de secretário ou de diretores. O mesmo tem que acontecer visando a inscrição de projetos em linhas de financiamento”, colocou.

Também participaram da reunião a vereadora Yasmim Nascimento (PSC) – integrante da comissão – e os parlamentares Pastor Luiz Barbosa (PRB) e Chiara Ranieri (DEM).

Os representantes das modalidades esportivas foram Antonio Marcos Pantaleão (boxe), Cláudio Massad (tênis de mesa), Pollyana do Prado Tavares Jacinto (karatê), Ingrid Mayara Rodrigues (handebol) e Maria Amélia Theodoro (handebol).

VINICIUS LOUSADA