Comissão de Esportes apura estrutura oferecida a paratletas de Bauru nos Jogos Abertos

- Vinicius Lousada

Problemas foram relatados aos parlamentares, que receberam o secretário Alexandre Zwicker nesta quinta-feira

A Comissão de Esporte da Câmara Municipal de Bauru se reuniu como secretário Alexandre Zwicker, na manhã desta quinta-feira (28/11), para averiguar informações recebidas por familiares de paratletas que participaram dos Jogos Abertos do Interior (JAI), realizados em Marília (SP), acerca da falta de estrutura adequada para transporte e acomodação dos esportistas com deficiência.

As condições precárias do ônibus que levou os participantes até a cidade-sede das competições, em percursos de aproximadamente 100 quilômetros por trecho, já haviam sido denunciadas pelo presidente do colegiado parlamentar, vereador Fábio Manfrinato (PP), por meio de publicação em suas redes sociais.

A ele e a Roger Barude (Cidadania), membro da comissão, que já foi secretário de Esportes e Lazer em Bauru, Alexandre Zwicker reconheceu o problema com os ônibus antigos da pasta.

Segundo o gestor, são necessários investimentos na ordem de R$ 1 milhão para a renovação desta frota.

Sobre as instalações onde os paratletas ficariam acomodados, o secretário confirmou que a escola disponibilizada pela organização, de fato, tem dois pavimentos. Entretanto, segundo ele, o dormitório (exclusivo para pessoas com deficiência) e o único banheiro adaptado estão no térreo. “E o acesso à unidade é dotado de rampa”, garantiu.

Alexandre Zwicker afirmou que partiu da escolha da equipe de paratletas a decisão de não passar a noite no alojamento e voltar no mesmo dia em que competiu.

O secretário, no entanto, garantiu que o grupo recebeu toda a assistência em alimentação. Ao todo, a Semel distribuiu 4.403 refeições para a delegação de Bauru nos Jogos Abertos do Interior.

Após a reunião, o colegiado teve acesso a documento do secretário de Esporte de Marília, Eduardo Nascimento, no qual atesta que a escola estadual Waldemar Moniz da Rocha Barros atende a todos os requisitos de acessibilidade par alojamento de atletas com deficiência.

Presidente da comissão, o vereador Fábio Manfrinato informou que chamará à Câmara responsáveis por atletas que relataram inicialmente os problemas para averiguar o ocorrido, a partir das informações prestadas por Zwicker.

Integrante do colegiado parlamentar, Yasmim Nascimento (PSC) foi representada pelo assessor Françua Vila Real.