Comissão de Esportes e Semel propõem destinar recursos de fundo para fomentar o paradesporto

- Repórter Fotográfico

27/04/2018 - Iniciativa do vereador Fábio Manfrinato será discutida junto ao conselho que delibera sobre a aplicação das verbas municipais em projetos esportivos

Por iniciativa do presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Bauru, vereador Fábio Manfrinato (PP), foi realizada, nesta sexta-feira (27/04), reunião com a participação do secretário de Esporte e Lazer, Vanderlei Mazzuchini Júnior, para discutir a proposta do parlamentar para que seja reservado percentual dos recursos que compõem o Fundo de Desenvolvimento Esportivo para o paradesporto.

Também estiveram no encontro Maria Raunith dos Santos Martins e Helder José Gouvêa Silva, representantes da ABDA e da Luso, que já desenvolvem projetos com atletas deficientes.

O titular da Semel – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer pontuou já ter sinalizado ao conselho que delibera sobre a destinação dos recursos do fundo o anseio de reservar parte da verba anual para o fomento do paradesporto.

Vanderlei disse ainda que há a previsão, para 2019, de dobrar - para cerca de R$ 1,5 milhão - o volume financeiro que a Prefeitura destina ao fundo, o que torna ainda mais viável o propósito reivindicado por Fábio Manfrinato.

O secretário se comprometeu a agendar, para daqui a aproximadamente 20 dias, nova reunião que tratará do tema; desta vez, com a participação dos conselheiros que definem a aplicação dos recursos que financiam os projetos esportivos apoiados pelo poder público municipal.

Os representantes das entidades que já desenvolvem trabalhos com atletas paradesportivos, por sua vez, se comprometeram a, neste intervalo de tempo, levantar os recursos materiais necessários para impulsionar as atividades.

“A ideia é termos uma ideia dos valores que precisamos para desenvolver os projetos e, a partir disso, apresentarmos uma proposta concreta, já com o percentual que seria interessante reservar do fundo para viabilizá-los”, explicou Manfrinato.

Vanderlei, por sua vez, frisou que o objetivo da iniciativa é consolidar uma política pública permanente, cujos resultados serão sentidos em médio e longo prazo.

“Mais que uma tendência, é uma obrigação do poder público fomentar o paradesporto”, afirmou.

VINICIUS LOUSADA