Comissão de Ciência e Tecnologia dá os primeiros passos para o projeto de Cidade Inteligente

Para otimizar o andamento, a comissão pretende integrar as ações das organizações privadas e do Poder Público

Na manhã desta terça-feira (23/02), por iniciativa do vereador e presidente da Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Bauru (biênio de 2021-2022), Mané Losila (MDB), foram estabelecidas as primeiras atividades para a implantação do projeto de Cidade Inteligente (Smart Cities), com tecnologia e sistemas inovadores para o desenvolvimento da cidade.

O presidente da Comissão e a vereadora integrante, Chiara Ranieri (DEM), em conjunto com os representantes da Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (Asserti) de Bauru, pretendem unir os projetos do setor privado, das universidades e das escolas técnicas às ações do setor público. O objetivo é promover a integração entre os diversos setores a partir do desenvolvimento e uso da ciência e da tecnologia.

O investimento na formação técnica de jovens em Tecnologia da Informação foi um dos pontos abordados. Para a Asserti, faltam profissionais qualificados para a área e o investimento na educação de jovens promoveria um bem comum.

Chiara Ranieri pontuou que o pagamento de bolsas aos estudantes é um meio de mantê-los nas instituições de ensino. A vereadora justificou que muitos jovens deixam de estudar devido à necessidade de um trabalho remunerado.

Uma reunião com as universidades, escolas técnicas e empresas interessadas deve ser agendada. O objetivo é definir o escopo e a partir dele buscar verbas e parcerias com empresas para o investimento no projeto.

A vereadora Estela Almagro (PT) também esteve presente na reunião e enfatizou a importância desses primeiros passos para a educação no município.

O vereador Júnior Rodrigues (PSD) não pôde participar devido a outros compromissos parlamentares.

Assista à íntegra do encontro.