Secretários e diretores da Administração elogiam aproximação com universidades e faculdades

- Repórter Fotográfico

26/10/2018 - Reunião agendada pela vereadora Chiara Ranieri, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, apresentou proposta e serviu de preparação para série de audiências públicas em novembro

  Secretários e diretores da Administração Municipal elogiaram a iniciativa da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara de Bauru em aproximar as necessidades da Prefeitura com a produção de pesquisas das universidades e faculdades da cidade na busca por soluções inovadoras para os problemas do município.

  Na manhã desta sexta-feira (26/10), o Plenário da Casa de Leis recebeu os integrantes do governo. A reunião foi agendada pela vereadora Chiara Ranieri (DEM), presidente do grupo parlamentar.

  Também participaram a vereadora Telma Gobbi (SD) – integrante da comissão –, Miltinho Sardin (PTB), Natalino Davi da Silva (PV), Pastor Luiz Barbosa (PRB) e Sandro Bussola (PDT). Os vereadores Fábio Manfrinato (PP) e Serginho Brum (PSD) enviaram representantes.

  O objetivo do encontro era apresentar a proposta feita às instituições de Ensino Superior (que também participaram de reunião no início do mês) para a criação de uma linha de pesquisa em Gestão Pública Municipal.

Vereadora Chiara: administração levantará demandas

  "É a oportunidade de pesquisas serem desenvolvidas a partir de demandas da Prefeitura", explicou Chiara. "As instituições não só consideram a opção possível como também muito interessante – afinal, quem faz pesquisa quer que o trabalho traga benefício às pessoas e não fique apenas dentro de uma biblioteca".

  A iniciativa foi elogiada pelos secretários presentes. "A prefeitura é um celeiro de oportunidades para as pesquisas universitárias, pois nós, secretários, trombamos com problemas a todo momento e que precisam de solução", opinou o secretário de Administração, David Françoso.

  Os secretários de Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues, e do Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes, também elogiaram a ideia e, principalmente, o trabalho dos estudantes – os dois revelaram que já são procurados pelos cursos universitários para atividades.

  A chefe de Gabinete da Prefeitura, Majô Jandreice, e o secretário das Administrações Regionais, Luiz Eduardo Penteado Borgo, também parabenizaram a comissão pelo trabalho.

  A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Aline Fogolin, por sua vez, colocou a Comissão de Inovação e Tecnologia do Município à disposição da Câmara para ajudar no que for necessário.

  Já a vereadora Telma Gobbi espera que o Poder Executivo não deixe escapar a "oportunidade ímpar" de fazer parcerias com as instituições de Ensino Superior. "Somos um berço universitário e é muito importante usar o capital intelectual que nossa cidade têm", avisa. "Será uma ótima oportunidade para gerar soluções – e não precisamos ir atrás apenas dos grandes problemas: podemos começar com as questões mais simples, mas também importantes para o bauruense", completou.

Audiências públicas

Secretário municipal de Saúde, José Eduardo Fogolin

  A Comissão Parlamentar organizou, para novembro, uma série de audiências públicas [veja o cronograma abaixo] para que as secretarias apresentem suas demandas às universidades e faculdades da cidade.

  A ideia é promover encontros objetivos, de uma hora de duração, que fiquem registrados pela TV Câmara e possam ser apresentados aos pesquisadores a qualquer momento. "Com isso, as instituições podem começar 2019 com as pesquisas alinhadas às demandas apresentadas e em busca de soluções para essas necessidades", explica Chiara.

  David Françoso sugeriu que cada secretaria converse com suas diretorias e apresente tema (a partir de uma demanda da pasta), explicação sobre o assunto e a área em que está inserido.

  O secretário de Saúde, José Eduardo Fogolin, chamou a atenção sobre como formalizar essa parceria entre universidade e secretaria – Françoso sugeriu ser criado um termo de cooperação técnica e que o Jurídico pode avaliar esse modelo.

  Fogolin e José Carlos Augusto Fernandes também destacaram a importância para que os resultados das pesquisas sejam apresentados aos secretários.

  Chiara destacou que a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara ficará responsável por intermediar as demandas da Administração às universidades e também os projetos das universidades para cada pasta – tudo por meio de audiência pública.

  "Além disso, vamos debater a criação de uma Jornada Científica ao final de 2019 para dar ainda mais visibilidade a esses projetos", finalizou a vereadora.

Comissão

  A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Bauru é formada pelos vereadores Chiara Ranieri (DEM) – presidente da Comissão –, Telma Gobbi (SD) e Fábio Manfrinato (PP).

 

CRONOGRAMA DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

6 de novembro de 2018

8h30 - Secretaria de Obras

9h30 - Secretaria de Administrações Regionais

10h30 - Secretaria de Agricultura e Abastecimento

14h - Secretaria de Meio Ambiente

15h - Secretaria de Planejamento

16h - Gabinete do Prefeito/Defesa Civil

 

8 de novembro de 2018

8h30 - Secretaria da Saúde

9h30 - Secretaria de Meio Ambiente

10h30 - Secretaria de Esportes e Lazer

14h - Secretaria de Cultura

15h - Secretaria do Bem-Estar Social

16h - Secretaria de Educação

 

9 de novembro de 2018

8h30 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico

9h30 - Secretaria de Administração

10h30 - Secretaria de Negócios Jurídicos

14h - Secretaria de Economia e Finanças

15h - Gabinete do Prefeito

 

THIAGO ROQUE

Assessoria - Vereadora Chiara Ranieri