Combate ao COVID-19: Vereadores pedem abertura de leitos no Hospital das Clínicas

- Vinicius Lousada

Ofício em nome de todos os parlamentares da Câmara de Bauru ao governador João Dória destaca que estrutura está pronta, parcialmente equipadas e pode salvar vidas se a unidade entrar em operação, mesmo que parcial, em meio à pandemia do novo coronavírus

Os 17 vereadores de Bauru solicitam ao Governo do Estado de São Paulo a abertura, em caráter urgente, de leitos do Hospital das Clínicas, com o intuito de ampliar a capacidade de atendimento a pessoas que precisarão de internação em decorrência da pandemia da COVID-19.

O déficit de leitos dos hospitais públicos de Bauru, que servem também como referência em muitas especialidades para municípios da região, já é antigo motivo de preocupação e cobranças pela Casa de Leis.

Com a disseminação do novo coronavírus, o problema tende a fugir do controle.

O momento tão atípico quanto grave que a sociedade enfrenta exige a tomada de medidas de impacto para minimizar as inevitáveis consequências.

A ampliação do número de leitos, associada ao rigor nas ações de controle e prevenção, é ação crucial para preservar vidas, especialmente as das pessoas que integram os grupos mais vulneráveis à COVID-19.

Se na cidade de São Paulo o Pacaembu e o Anhembi estão sendo adaptados para a ampliação do número de leitos, em Bauru temos um prédio pronto, construído a custo de consideráveis cifras de dinheiro público e que, mesmo com a obra concluída há anos, não abriu as portas para o atendimento à população.

Em maio de 2019, em visita técnica ao futuro Hospital das Clínicas, parlamentares constataram que, com a injeção de R$ 3,1 milhões em investimentos, era possível dar início à operação de parte dos 200 leitos planejados.

Três dias antes, o governo de São Paulo havia anunciado que o edital de licitação para as intervenções no prédio seria publicado no primeiro semestre de 2020.

No prédio, de 11 andares e 21 mil metros quadrados, já há macas e equipamentos instalados. O apelo dos vereadores ganha força com o recente anúncio do chefe do Poder Executivo Municipal de que o Estado cogitava abrir leitos na unidade como parte de seu Plano de Contingência contra a COVID-19.

Ao governador

O ofício com o pedido de abertura de leitos do Hospital das Clínicas, vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, é dirigido ao governador João Dória.

Assinado pelo presidente da Câmara Municipal, José Roberto Segalla (DEM), o documento elenca nominalmente os demais parlamentares de Bauru: Sandro Bussola (PDT), Coronel Meira (PSB), Chiara Ranieri (DEM), Edvaldo Minhano (Cidadania), Fábio Manfrinato (PP), Francisco Carlos de Góes (MDB), Luiz Carlos Bastazini (PV), Luiz Carlos Barbosa (PRB), Mané Losila (PDT), Markinho Souza (PP), Miltinho Sardin (PTB), Natalino da Silva (PV), Ricardo Cabelo (Cidadania), Serginho Brum (PSD), Telma Gobbi (Solidariedade) e Yasmim Nascimento (PSC).

O vice-governador, Rodrigo Garcia, que tem acompanhado e recebido as demandas relacionados ao déficit de leitos também foi acionado.