Com vice-governador, Chiara e Segalla abrem novo canal de diálogo por mais leitos hospitalares

O presidente da Câmara Municipal de Bauru, José Roberto Segalla, e a vereadora Chiara Ranieri, que integram a bancada do Democratas na Casa, reuniram-se, nesta quinta-feira (25/04), com o vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia – também filiado ao DEM.

Os parlamentares sensibilizaram Garcia sobre a necessidade de ampliação do número de leitos hospitalares que atendem Bauru e região, pontuando que a abertura de novas 21 vagas, sendo cinco de UTI, é a alternativa que, com mais eficácia, pode amenizar em curto prazo o histórico déficit assistencial.

Um ofício assinado por Segalla, na condição de presidente do Legislativo, pela vereadora Telma Gobbi (SD), como presidente da Comissão de Saúde, e por Chiara, como presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, embasou o pleito a partir de estudo técnico acompanhado, inclusive, da planilha de custos da implantação dos leitos.

A partir disso, o vice-governador se comprometeu a apresentá-lo na pauta de reunião que terá, nesta sexta-feira (26/04), com o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Na última segunda (22/04), o gestor da pasta assumiu, junto a uma comitiva de vereadores e do Poder Executivo de Bauru, o compromisso de dar uma posição definitiva sobre o caso em até três semanas.

“Abrimos um novo canal de diálogo, demonstrando a importância de que, mesmo com as limitações orçamentárias, o governo de São Paulo compreenda a urgência desses leitos, que foram alvo de uma promessa eleitoreira do então governador Márcio França e cuja necessidade foi reforçada pelo não cumprimento do acordo firmado pela Prefeitura de assumir a gestão do Hospital de Base para que o estado viabilizasse o novo Hospital das Clínicas. Nós avisamos que a proposta não era financeiramente viável para o município, mas a expectativa foi criada e a fatura está sendo cobrada”, avaliou Chiara, que viabilizou a agenda com o vice-governador.

Educação Especial

Os vereadores trataram de outras importantes demandas para Bauru. Por intermédio de Rodrigo Garcia, Chiara apresentará para o setor da Educação Especial sugestões que tornem possível a realização de convênio com entidades de Saúde, visando assistência complementar, como já ocorre no município.

Como o serviço não é oferecido pela rede estadual, as famílias recorrem ao Poder Judiciário para garantir a matrícula das crianças em escolas municipais, que mesmo sem vagas, são obrigadas a acolher os alunos, agravando o problema de superlotação de turmas.

A necessidade de melhorias no transporte escolar de alunos do estado também foipauta da reunião com Garcia.

Rodovias

Já o presidente da Câmara tratou dos imbróglios nas obras das marginais na rodovia Marechal Rondon e do modelo de concessão da Bauru-Marília. Além de Garcia, o deputado estadual Milton Leite Filho (DEM), segundo secretário da Assembleia Legislativa, sinalizou empenho em mediar as demandas da cidade junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Dengue e Hospitais de Campanha

Segalla também pediu apoio para que Bauru seja contemplada com Hospitais de Campanha do Exército, a fim de otimizar e melhorar o acolhimento de pacientes acometidos pela super epidemia de dengue. O pleito foi apresentado ao deputado estadual Tenente Coimbra (PSL), ligado às Forças Armadas e que possui representação política na cidade de Agudos.

Os vereadores Chiara e Segalla com o deputado estadual Milton Leite Filho

Segalla, o deputado estadual Tenente Coimbra e Chiara