Na última sexta-feira (24/10), ocorreu no plenário “Benedito Moreira Pinto” a entrega da Medalha “Sebastião Paiva” ao senhor Expedito Bonetti. A homenagem, proposta pelo vereador Cabo Helinho (PL), foi aprovada pela Casa de Leis, por unanimidade, no dia 14 de julho de 2025 e gerou o Decreto Legislativo nº 2.376/2025 (processo nº 214/2025).
A sessão solene foi presidida pelo vereador Dário Dudário (PSD) e contou com a presença do vereador Márcio Teixeira (PL), além do proponente da homenagem. O Presidente da Casa de Leis, Markinho Souza (MDB), justificou a ausência.
Acompanhando a solenidade, familiares e amigos do senhor Expedito também estiveram presentes, além de diversos profissionais da Polícia Militar. Entre eles, o 2º Tenente da Polícia Militar Gilberto Augusto da Silva, presidente da Associação dos Inativos e Pensionistas da Polícia Militar (AIPOMESP).
Após a entrega da Medalha “Sebastião Paiva”, houve a exibição de um vídeo-retrospectiva, exaltando as principais contribuições do homenageado para a cidade, além de uma série de congratulações de membros da família e policiais militares.
Cabo Helinho, por sua vez, buscou dimensionar a magnitude do agraciado no cenário municipal. Ele relembrou que Expedito Bonetti ocupou o cargo de vereador na 26ª Legislatura, entre 1993 e 1996, participando, inclusive, do Centenário de Bauru: “Vai ficar eternizado. Pessoa que se preocupa com pessoas”, destacou.
Na sequência, Expedito subiu à tribuna para proferir palavras de carinho e gratidão a todos os envolvidos. Ele reforçou que recebeu a homenagem com profundo orgulho e respeito e evidenciou a relação de amizade que possuía com o Benemérito Sebastião Paiva, que carrega o nome da medalha concedida: “Irmão que muito me ensinou”, disse.
Em gesto simbólico, Expedito dividiu o significado da honraria com a comunidade e admitiu sentir saudades da época em que atuou no Poder Legislativo bauruense. Por fim, em demonstração de respeito, o homenageado bateu continência a todos os representantes da Polícia Militar presentes.
Biografia
Nascido em 20 de dezembro de 1939, no município de Bauru, Expedito Bonetti é filho de Francisco Bonetti e Erathildes Mendes Bonetti, sendo o sexto de dez filhos. Viveu toda a sua vida em Bauru, há mais de 85 anos, formou família ao lado da Sra. Neusa Maria Franhã Bonetti, com quem se casou em 18 de dezembro de 1965, união da qual nasceram dois filhos, Adriana Franhã Bonetti "in memoriam" e Alexandre Bonetti, quatro netos e cinco bisnetos.
Desde a infância demonstrou espírito de responsabilidade e trabalho. Iniciou suas atividades profissionais aos 10 anos de idade, vendendo pamonhas, e, na juventude, trabalhou no Diário de Bauru e posteriormente, na Tipografia da Tilibra.
Ingressou na então Força Pública do Estado de São Paulo em 18 de janeiro de 1960, tendo se destacado como policial militar ao longo de sua carreira, alcançando a patente de 1° Sargento PM, quando reformado.
Durante sua atuação na corporação, desempenhou diversas funções em áreas estratégicas, entre elas, nos setores de almoxarifado, canil, comunicação, pelotão de choque e guarda do quartel, sempre demonstrando profundo respeito à hierarquia e à disciplina, sem jamais deixar de reconhecer e valorizar todos os seus companheiros de farda, do soldado ao coronel, sempre sob o lema: "antiguidade é posto".
Sua trajetória é notoriamente marcada pelo compromisso com o voluntariado e a participação comunitária. Como Veterano, teve destacada atuação no movimento associativo e comunitário. Foi sócio fundador e dirigente atuante do Centro Social de Cabos e Soldados, exercendo funções de primeiro secretário, diretor do departamento jurídico, relações públicas e, por fim, tesoureiro, atuando na época para a aquisição da sede própria da entidade em Bauru.
Atuou também no Clube dos Subtenentes e Sargentos e presidiu a Associação de Moradores do Jardim Carolina, onde organizou ações de mobilização popular e melhorias para o bairro. Como consequência, em 20 de agosto de 2006 recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da Prefeitura Municipal de Bauru, em razão do valoroso trabalho desenvolvido em benefício da comunidade.
Sua atuação social e comunitária inspirou sua inserção na vida pública, como expressão do voluntariado que sempre o norteou, foi diplomado vereador em 15 de dezembro de 1992, cargo que exerceu com responsabilidade e atenção às demandas da cidade. Foi idealizador da Lei Municipal nº 3.577/1993, que instituiu o Dia das Associações de Moradores, além de promover ações de educação e cidadania, como a criação de revista em quadrinhos voltada à educação no trânsito, com tiragem de 10 mil exemplares distribuídos nas escolas municipais.
Ainda na vida política, a pedido do então vereador Expedito Bonetti, o Prefeito Municipal à época realizou as obras que solucionaram a grave erosão no Parque Bauru, entre outras importantes melhorias urbanas. Por sua indicação, concretizou-se a municipalização das multas de trânsito decorrentes do uso do solo urbano, medida que garantiu a permanência dos recursos no município, possibilitando o reinvestimento em políticas públicas locais.
Foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito pelo 4° Batalhão da Polícia Militar do Interior, em 26 de fevereiro de 1988 e, em 19 de setembro de 1996, também recebeu reconhecimento do Comando de Policiamento de Área do Interior 9, pela sua dedicação às causas da Polícia Militar em sua atuação como Vereador.
Homem público exemplar, o Senhor Expedito Bonetti representa com dignidade os critérios para a concessão da Medalha "Sebastião Paiva". Seu legado cívico e institucional é motivo de orgulho para Bauru e sua vida é testemunho de compromisso com o bem comum, de espírito público e de respeito às instituições, atributos que justificam e engrandecem a concessão da Medalha "Sebastião Paiva".