Maria Odília Simonetti é reconhecida 'Emérita Moradora Centenária' de Bauru

09/08/2019 - Assessoria de Imprensa

Entregue em Sessão Solene, a Medalha 'Sebastião Paiva', com especial distinção, foi concedida pela Câmara Municipal, por iniciativa do presidente José Roberto Segalla

Matriarca da família pioneira da comunicação na América do Sul, Maria Odília Barbosa de Carvalho Simonetti foi homenageada, nesta sexta-feira (09/08), em Sessão Solene da Câmara Municipal, com a distinção de “Emérita Moradora Centenária”, conferida pela Medalha “Sebastião Paiva” a nascidos em Bauru com mais de 100 anos de idade. Assista

A honraria foi concedida por iniciativa do vereador, José Roberto Segalla (DEM), presidente do Poder Legislativo.

Na solenidade, o parlamentar expressou sua admiração pela homenageada, destacando seu papel na criação dos três filhos, os radialistas Sylvio Carlos (Syca), Paulo Sérgio e João Simonetti Neto (Netão). "Eu imagino o quanto foi difícil, naquele tempo, fazer o que a senhora fez".

Segalla também destacou o papel da família no desenvolvimento das redes de comunicação em Bauru: "Imagina o que era tocar uma rádio na década de 40 ou uma TV na década de 60", fazendo alusão à criação da PRG-8 Bauru Rádio Clube e da TV Bauru (atual TV TEM). Ambos os veículos tiveram a participação em sua fundação de Leônidas Simonetti, marido de Odília e filho do pioneiro João Simonetti.

A homenageada que goza de boa saúde e se orgulha da trajetória até aqui percorrida, também participou de importantes eventos políticos, quando a família Simonetti recebia figuras como Getúlio Vargas, Adhemar de Barros e Ulysses Guimarães.

O filho caçula de Maria Odília, Netão, fez um discurso para homenagear a mãe, relembrando histórias de sua infância e dos irmãos. "A gente jogava bola e, quando não tinha ninguém para ficar no gol, gritávamos: 'Mãe, vem aqui'. E ela vinha!"

Maria Odília Simonetti, muito emocionada, falou poucas palavras, agradecendo a todos os presentes. Ela chegou aos 100 anos de vida há menos de uma semana, no dia 3 de agosto.

A nova “Emérita Moradora Centenária” tem oito netos, novo bisnetos e cinco tataranetos.

Estiveram presentes na homenagem, além do presidente da Câmara, os vereadores Telma Gobbi (SD), Fábio Manfrinato (PP), Chiara Ranieri (DEM), Luiz Carlos Bastazini (PV) e Roger Baurude (PPS).