Na tarde desta quinta-feira (26/06), o presidente da Casa, Markinho Souza (MDB), entregou a Moção de Aplauso nº 125/2024 a todos os membros do Coletivo Vera pelo compromisso e dedicação em promover a diversidade e a inclusão na comunidade bauruense.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 23 de setembro do ano passado e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa da semana seguinte, em 30 de setembro de 2024.
O vereador Junior Lokadora (Podemos) presidiu a cerimônia, que contou com a presença também do vereador Márcio Teixeira (PL). Já a entrega da homenagem coube ao proponente da moção, que afirmou que o Coletivo é novo, mas já chegou deixando sua marca com o trabalho que vem realizando.
Lembrando que ele próprio já atuou no terceiro setor lutando pelo combate ao preconceito e à discriminação, Markinho se disse feliz pelo grupo ter reunido gente com vontade de fazer. “E tudo com muita leveza, esse é o ponto: assim que vamos conquistar nossos direitos”, declarou, destacando a evolução da questão da diversidade em Bauru.
Por sua vez, membros do Coletivo Vera relataram que não imaginavam que o trabalho que começou “de formiguinha” iria chegar aonde chegou. Eles destacaram que é especialmente gratificante receber a homenagem próximo ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, em 28 de junho, data que também ocorrerá o Concurso Miss Bauru Diversidade promovido pelo Coletivo Vera.
Além disso, ressaltaram que a Moção de Aplauso representa um apoio para que continuem a lutar por sua cultura e pela busca por respeito: “que a gente tenha um futuro melhor e não tenha nenhum retrocesso”, falaram, pedindo ainda o apoio da Câmara à sua causa e convidando a população a conhecer o Coletivo e os projetos sociais que fazem durante todo o ano.
Sobre o Coletivo Vera
O Coletivo Vera é um Grupo de Iniciação Artística criado por artistas de Bauru e região com o intuito de promover eventos em prol da comunidade LGBTQIAPN+, de forma acessível para todos indistintamente.
O Concurso Miss Diversidade é um evento anual que celebra a beleza, a elegância e a expressividade das pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ e, neste ano, mais uma vez contou com a participação do Trans Solidárias, grupo autônomo dedicado a apoiar mulheres trans e travestis em situação de vulnerabilidade social, provenientes de toda a nossa região e não somente de Bauru, tudo sob a responsabilidade e com a credibilidade do Coletivo Vera.
Vale ressaltar que o Concurso Miss Bauru Diversidade já faz parte do calendário anual oficial de nossa cidade e, além de celebrar a diversidade, tornou-se um marco de inclusão e representatividade em nossa cidade. A dedicação e o compromisso do Coletivo Vera têm sido fundamentais para o sucesso dessa celebração, que enche de orgulho nossa comunidade local e traz visibilidade para causas sociais de tanta importância.
É fato que as pessoas LGBTQIAPN+ enfrentam muitos desafios em razão da discriminação e recebem pouco apoio para conseguirem se manter, por isso essa rede de solidariedade encabeçada pelo Coletivo Vera é tão importante e crucial na vida dessas pessoas.
Desse modo, gostaríamos de parabenizar e aplaudir o Coletivo Vera pela extraordinária organização na realização do Concurso Miss Bauru Diversidade, evento que teve sua segunda edição neste ano de 2024.
Também não poderíamos deixar de destacar o incrível trabalho da Diretoria, composta por: Vítor Grassi, Presidente do Coletivo Vera e que dá vida à Kyara Arayk, a primeira Miss Gay Transformista de Bauru; lzabella Garcia, Vice-Presidente, mulher trans, negra e Rainha da Diversidade do Carnaval 2022; Lucas Sacoman, Diretor, que dá vida à GG Sacoman, atual Madrinha da Diversidade de Bauru 2024, e Felipe Rodrigues (DJ Sampieri), Diretor, que, desde 2022, tem sido presença marcante em eventos de Bauru.
Além destas ilustres pessoas, ainda temos a honra de contar com mais quatro diretores que elevam o nome do Coletivo Vera: Walter Sylvestre, Lucas Bressanin, Ariel Barca e Edgar Rodrigues.