Colégio Técnico Industrial da Unesp foi homenageado pelo vereador Marcelo Afonso

- Câmara Municipal de Bauru

A instituição de ensino vem se destacando nacionalmente por alcançar bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador usado pelo Governo Federal para avaliar a qualidade da educação no país

Na manhã desta quinta-feira (26/06), o vereador Marcelo Afonso (PSD) entregou a Moção de Aplauso nº 119/2024 ao Colégio Técnico Industrial (CTI) “Prof. Issac Portal Roldán”. A homenagem reconhece a dedicação e os esforços empreendidos pelos profissionais da instituição no oferecimento de um ensino de qualidade.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 9 de setembro de 2024 e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada em 16 de setembro do ano passado.

O vereador Junior Lokadora (Podemos) presidiu a cerimônia e a entrega da homenagem coube ao proponente da moção, que exaltou a qualidade da educação ofertada pela instituição. Presente na solenidade, Cabo Helinho (PL) classificou o CTI como uma das joias de Bauru.

Marcelo Rodrigues da Silva Pelissari, diretor do colégio, agradeceu o reconhecimento e destacou o papel do CTI na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. Além disso, destacou que, desde 2021, 50% das vagas em seus cursos são destinadas a estudantes advindos da rede pública de ensino. Muitos dos quais acabam ingressando nas melhores universidades públicas do Brasil.

“Mesmo com as dificuldades enfrentadas por uma escola pública, conseguimos entregar bons resultados”, ressaltou Pelissari.

História do CTI

O Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán" - CTI, vinculado à Faculdade de Engenharia de Bauru, foi fundado em 07 de abril de 1967 e integrado ao Câmpus de Bauru da Unesp em 26 de setembro de 1988.

Desde a sua fundação, a instituição tem como premissa a excelência no ensino, atualizando metodologias e desenvolvendo projetos com o objetivo de sempre melhorar a educação oferecida aos seus estudantes. Para isso, conta com a atuação e dedicação de seu corpo docente e dos funcionários.

A instituição já formou inúmeros profissionais em diferentes áreas, inseridos no mercado de trabalho de Bauru e região, assim como em outros Estados e inclusive no exterior. Da mesma forma, contribui significativamente para a formação e ingresso de alunos em faculdades e universidades de renome nacional e internacional.

Atualmente, o CTI conta com 584 alunos matriculados nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Eletrônica, Informática e Mecânica, cursos estes que podem ser integrados ou não ao Ensino Médio e são oferecidos nos períodos diurno e noturno.

De 2014 a 2019, o colégio destacou-se nas primeiras colocações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre as escolas públicas nos âmbitos estadual e municipal. Em 2017, com pontuação de 7,4, e em 2019, com pontuação de 7,5, o CTI alcançou os melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) do Ensino Médio entre as escolas públicas federais, estaduais e municipais do Estado de São Paulo.

Em 2023, com a pontuação de 7,3, o CTI ficou 2,1 pontos acima da meta nacional para o Ensino Médio, de 5,2 pontos, e novamente alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) entre as escolas públicas federais, estaduais e municipais no Estado de São Paulo, e a 6ª melhor classificação entre as escolas públicas do país.

Como o ldeb foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, os resultados obtidos pelo Colégio Técnico Industrial comprovam a eficiência no fornecimento de uma educação de altíssima qualidade a todos os seus alunos, mesmo diante das dificuldades atuais.