Chiara Ranieri cobra apresentação de projetos de revitalização do Calçadão e infraestrutura nos distritos industriais

Ações têm sido apontadas pelo governo como justificativas para a proposta de contrair empréstimo milionário junto a instituições bancárias

A vereadora Chiara Ranieri (DEM) desafiou o prefeito Clodoaldo Gazzetta a apresentar os projetos para as obras que vêm sendo prometidas para setores interessados, na tentativa de sensibilizá-los em favor da proposta do governo de contrair empréstimo de R$ 50 milhões, que implicarão em dívidas de R$ 80 milhões a serem pagas pelas futuras gestões do município.

Além da compra de maquinário e da pavimentação de ruas de terra, a revitalização do Calçadão da Batista e a execução de infraestrutura nos distritos industriais são apontadas como justificativas para o financiamento.

Na semana passada, a parlamentar ponderou que a administração sequer dispõe de projetos para as duas últimas obras, mas o prefeito afirmou o contrário, em entrevistas a veículos de comunicação.

“Se existem [os projetos], deveriam ter sido apresentados a nós, vereadores, que estamos à disposição para buscar recursos. Se não foram, é porque não existem”, rebateu Chiara na Tribuna da Câmara Municipal de Bauru, nesta segunda-feira (09/09).

A vereadora disse ainda que a apresentação ao Legislativo desses projetos que Gazzetta alega possuir deve se dar o quanto antes.

“Se não, fica mais uma mentira contada por esse governo”, emendou, ao dizer que, se demorar, pode ficar a impressão de que estudos estejam, agora, sendo elaboradas improvisadamente.

Chiara lembrou ainda que, ao pleitear recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), Bauru só tinha a apresentar o projeto de reforma do Museu, enquanto o município de Penápolis conseguiu verba para reformar a Estação Ferroviária da cidade – outra importante demanda para a revitalização do Centro de Bauru.

Folha de pagamento

Ainda na Tribuna, a parlamentar sugeriu que o governo, em vez de contratar financiamentos bancários, poderia utilizar os recursos que espera obter com a venda da folha de pagamento (estimados em R$ 20 milhões) para executar obras tão importantes, como a do Calçadão e a dos distritos industriais.

Chiara Ranieri ponderou, entretanto, que esse dinheiro, possivelmente, já esteja comprometido com o pagamento do décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais, em razão do aperto no caixa da Prefeitura.

Assista à íntegra do pronunciamento