Chiara questiona uso da mão-de-obra de reeducandos para a manutenção de prédios escolares

09/10/2017 - Situação foi verificada em visitas a todas as unidades municipais de ensino fundamental e será discutida pela Comissão de Educação da Câmara

Impactada com a tragédia em creche da cidade de Janaúba (MG), que resultou em 11 óbitos e outras dezenas de vítimas em estado grave, a vereadora Chiara Ranieri (DEM) demonstrou, nesta segunda-feira (09/10), preocupação com a presença de reeducandos do sistema penitenciário de Bauru em unidades da rede municipal de ensino.

A mão-de-obra carcerária, contratada via convênios junto a secretarias e órgãos da administração municipal, é utilizada para a execução dos serviços de manutenção nas escolas, durante o período letivo.

Chiara verificou o fato em visitas que fez a todas as unidades do ensino fundamental.

“Faço uma reflexão partindo do que aconteceu lá, trazendo para o nosso município. Tenho os nomes dessas pessoas, mas não sabemos quem são. Tenho informações de que há reeducandos que cometeram, inclusive, estupros. Será que é o local para estarem prestando serviços? Eu acho que não. Não foram selecionados por concurso público. Sob a ótica das crianças, precisamos entender que devem ser protegidas e estão sujeitas a maldades de todo tipo”, argumentou.

Segundo a parlamentar, as demandas por manutenção nos prédios são apontadas como principais desafios pela comunidade escolar, pois não há um setor específico da administração ou uma empresa contratada para a prestação desses serviços.

Presidente da Comissão de Educação e Assistente Social do Legislativo de Bauru, Chiara informou que o grupo parlamentar tratará, semanalmente em suas reuniões ordinária, deste e de outros temas específicos relacionados à rede municipal de ensino.

Assista à íntegra do pronunciamento

VINICIUS LOUSADA