Chiara quer aproximar Administração Municipal de soluções inovadoras do ensino superior de Bauru

02/10/2018 - A parlamentar articula reunião da Câmara com universidades, faculdades e ensino técnico para fortalecer linha de pesquisa em Gestão Pública

Outubro é um mês especial para a área de Ciência e Tecnologia: dia 16 deste mês, comemora-se o Dia da Ciência e Tecnologia; no dia 19, celebra-se o Dia Nacional da Inovação.

Como presidente da Comissão que engloba esses assuntos na Câmara Municipal de Bauru, a vereadora Chiara Ranieri (DEM) usou a Tribuna na última Sessão, na segunda-feira (01/10), para propor uma reunião entre instituições de ensino superior e técnico e a o Poder Legislativo. O encontro será realizado na terça-feira da próxima semana (09/10), em horário ainda a ser definido.

"Resolvemos marcar esse encontro para abrir uma discussão a fim de que essas instituições possam incluir, em suas linhas de pesquisa, uma que trate especificamente de Gestão Pública Municipal para que soluções científicas, tecnológicas e inovadoras produzidas pelas universidades e escolas técnicas possam ser absorvidas pela Prefeitura de Bauru", explicou a parlamentar.

Linhas de pesquisa são as definições que cada instituição estabelece para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica, entre outros.

Cidade privilegiada

Chiara quer aproveitar o potencial das instituições de ensino na cidade, hoje ainda muito distante da Administração Municipal.

"Bauru é privilegiada, no cenário nacional, em função de nós termos três instituições públicas e do Estado [USP, Unesp e Fatec] e instituições de ensino superior privadas muito bem conceituadas e com um quadro docente como poucas cidades do Brasil têm, além de polos de Educação à Distância e cursos técnicos. Se conseguirmos que os cursos de todas as áreas, de uma maneira geral, incluam essa linha de pesquisa em Gestão Pública Municipal, teríamos anualmente uma série de soluções inovadoras para o dia a dia de Bauru", defendeu.

A vereadora fez questão de convidar todos os colegas da Câmara a participar dessa primeira reunião. Depois, o objetivo é marcar uma Audiência Pública para que cada secretaria da Administração Municipal possa apresentar suas necessidades. "Tenho certeza de que essa iniciativa poderá render bons frutos para a cidade", finalizou Chiara.

THIAGO ROQUE

Assessoria – Vereadora Chiara Ranieri