Chiara alerta para a falta de atendimento em saúde mental

14/03/2018 - Tema é mais uma das conclusões que surgiram após o debate sobre as vagas de educação inclusiva na rede municipal e estadual de ensino em Bauru

A vereadora Chiara Ranieri (DEM), presidente da Comissão de Educação e Assistência Social na Câmara Municipal de Bauru, usou a Tribuna da Casa de Leis, durante a Sessão desta segunda-feira (12), para apontar a falta de atendimento na área da saúde mental para os alunos com deficiência na cidade.

"Bauru não tem o atendimento de saúde mental para crianças na rede básica – com psicólogos, fonoaudiólogos e todos os profissionais da retaguarda. Saúde mental não se resume a Caps [Centro de Atenção Psicossocial], que funciona em horário comercial", opinou.

O tema veio à tona após as reuniões promovidas pela Comissão de Educação, durante a semana passada, com representantes do ensino municipal e estadual, entidades de assistência ao aluno com deficiência (como Sorri e Apae), vereadores, Comude (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Conselho Tutelar, além do Juizado e da Promotoria da Infância e da Juventude em Bauru. Leia mais aqui e aqui

Os encontros tiveram o objetivo de debater as dificuldades da inscrição dos alunos com deficiência nas escolas em Bauru, as consequências decorrentes da judicialização de matrículas, especialmente na qualidade do serviço prestado a esses estudantes.

"Quando a gente fala em inclusão, as pessoas se remetem apenas à inclusão do deficiente físico", conta. "Ensinar uma criança que tem uma deficiência intelectual, os recursos apresentados, os profissionais preparados, as salas de recursos, as questões de transporte, o acompanhamento por cuidadores e professores auxiliares, é muito mais amplo", alerta Chiara.

A vereadora do DEM lembrou também que muitos pais ficam preocupados de os filhos perderem os convênios que têm com Sorri e Apae ao mudar de escola – e que isso não seria necessário se houvesse o atendimento em saúde mental no município, já que todos seriam atendidos via o Sistema Único de Saúde.

Defensoria Pública

Chiara Ranieri aproveitou para avisar que está em contato com a Defensoria Pública para agendar uma reunião pela Comissão de Educação e Assistência Social da Câmara para falar sobre a judicialização das vagas dos alunos com deficiência. "Não conseguimos trazer a Defensoria nas primeiras reuniões, mas é preciso que a entidade também entenda a grandiosidade deste tema", opina.

Com a Comissão de Saúde

Por fim, aproveitou para fazer um convite à vereadora Telma Gobbi (SD), presidente da Comissão de Saúde da Câmara. "Vamos fazer juntas uma discussão de que Bauru não pode mais não ter saúde mental. É uma discussão que precisamos tratar com bastante responsabilidade: estamos falando da inclusão de crianças com deficiências física e intelectual no ensino", explica.

Assista à íntegra do pronunciamento da parlamentar

THIAGO ROQUE

Assessoria Parlamentar - Vereadora Chiara Ranieri