Na manhã desta quinta-feira (30/10), o vereador Mané Losila (MDB) entregou a Moção de Aplauso nº 122/2025 ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) – Unidade Bauru, pela relevante atuação em prol da formação profissional e inclusão social de jovens no mercado de trabalho.
A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 30 de junho e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa realizada na semana seguinte, no dia 7 de julho.
O vereador Zezinho do Gás (Podemos) presidiu a cerimônia, que também contou com a presença de funcionários da instituição. Já a entrega da honraria coube ao proponente da moção.
Mané afirmou que o CIEE é uma entidade histórica que desfruta do reconhecimento do Poder Público e da comunidade, mencionando o impacto que as oportunidades de estágio proporcionadas por ela têm na vida de famílias em situação de vulnerabilidade.
Simone Estruque, supervisora da Unidade do CIEE de Bauru, também se manifestou para agradecer a honraria concedida pela Câmara Municipal e destacar o papel que a organização tem na melhoria da empregabilidade dos jovens brasileiros. Hoje, segundo Estruque, ela é considerada a maior associação filantrópica da América Latina.
História da CIEE Bauru
O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é a maior organização não governamental de inclusão social da América Latina, com mais de seis décadas de história e compromisso com a capacitação e inserção de estudantes no mundo do trabalho.
A unidade de Bauru, em especial, tem desempenhado papel essencial neste cenário, acumulando 32 anos de serviços prestados à juventude da região.
Atualmente, o CIEE de Bauru mantém 1.576 aprendizes e 3.000 estagiários ativos, além de oferecer cerca de 750 oportunidades abertas nos programas de aprendizagem e estágio. Essa expressiva atuação reflete o impacto direto da instituição na construção de trajetórias profissionais sólidas e no fortalecimento do desenvolvimento econômico local.
No contexto nacional, apenas no ano de 2024, o CIEE foi responsável pela inserção de mais de 240 mil jovens em oportunidades de estágio e aprendizagem, mantendo uma base de dados com 7 milhões de cadastros ativos. Destes, cerca de 1 milhão de novos perfis foram registrados neste mesmo ano, evidenciando a crescente procura e confiança dos jovens na atuação da instituição.
Os programas oferecidos pelo CIEE seguem rigorosamente a legislação vigente (Lei Federal nº 11.788/2008 e Lei Federal nº 10.097/2000) e a atuação da entidade extrapola os limites do campo educacional, sendo também reconhecida por suas ações sociais, com projetos voltados à capacitação, cidadania, cultura e fortalecimento de vínculos com populações em situação de vulnerabilidade.