‘CEI do Plano Diretor de Água’ realiza diligências

Membros do colegiado visitaram o sistema de captação e tratamento de água do DAE

Na manhã desta quinta-feira (1º/7), em diligências no Sistema de Abastecimento de Água do Departamento de Água e Esgoto (DAE), a Comissão Especial de Inquérito (CEI), que analisa a execução do Plano Diretor de Água (PDA), realizou visitas na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bauru e na lagoa de Captação do Rio Batalha, para verificar as instalações, equipamentos e a sistematização do abastecimento de água no município pela autarquia.

A presidente do colegiado, Estela Almagro (PT), o relator Guilherme Berriel (MDB), e os membros Julio Cesar (PP), Coronel Meira (PSL) e Chiara Ranieri (DEM), foram recebidos pelo diretor de Produção e Reservação do DAE, Heber Soares Vieira, e pela diretora do Sistema de Tratamento de Água, Camilla Zanatta Gonçalves,que estavam acompanhados pelos servidores da autarquia. Também esteve presente e participou das diligências, o vereador Luiz Carlos Bastazini (PTB).

A primeira visita ocorreu na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde a água bruta chega e sofre uma série de processos químicos e físicos. É nesse local que a água retirada do Rio Batalha é tornada potável para que possa ser distribuída a mais de 130 mil pessoas, para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros.

O Plano Diretor de Água apontou que a reforma da ETA deve ser realizada com urgência visto a precariedade das unidades e da sua estrutura física.

O diretor do DAE, Heber Vieira, citou que na ETA estão previstas melhorias na galeria da saída dos filtros, a recuperação estrutural em todo o prédio e instalação de sistema de raspadores de lodo para o decantador, que auxilia na remoção de escumas (flotados).

Em 2019, foram realizadas reformas em 12 filtros da ETA. O serviço foi terceirizado pelo DAE e custou cerca de R$ 1,6 milhão aos cofres públicos. A filtração é o processo final do tratamento e também responsável pela produção de água com qualidade que atenda aos padrões de potabilidade.

Em seguida, os membros visitaram a lagoa do Rio Batalha e as instalações das bombas que realizam a captação da água bruta e o bombeamento até a ETA, para que possa receber o tratamento adequado. Atualmente, cerca de 35% da população bauruense é abastecida pelo sistema Batalha/ETA.

Para Estela Almagro (PT), presidente da CEI, a visita foi importante para perceber que os funcionários e o corpo técnico do DAE aplicam e compreendem o PDA, mas que, infelizmente, sua execução completa não ocorreu devido às decisões das gestões anteriores, na presidência do departamento e na chefia do Executivo.

Guilherme Berriel (MDB), relator, diz ter sido uma experiência “positivamente surpreendente”. Para ele, foi importante ver o processo de melhorias nos quesitos de eficiência energética, poupando a autarquia de gastos com eletricidade.

Entretanto, Almagro observou a necessidade de modernizar ainda mais os equipamentos. O que foi considerado pelo vereador Julio Cesar (PP) como ponto importante para o relatório final.

Quanto às informações colhidas até o momento, Chiara Ranieri acredita que a visita confirma o que vem sendo relatado durante as oitivas e que é importante para entender a necessidade de melhorias para que a população não sofra com a falta d’água.

Para a modernização e execução do Plano Diretor de Água, Coronel Meira (PSL) pondera que existe a necessidade de investimentos, por meio de empréstimos ou concessão, visto que a autarquia vem demonstrando orçamento insuficiente ao longo da CEI.

O colegiado decidiu em adiar a visita ao almoxarifado do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru, onde verificariam a quantidade de hidrantes armazenados no depósito.

Segundo a vereadora Chiara Ranieri (DEM), a ideia era verificar os hidrantes disponíveis e confrontar com o número de pontos que precisam ser instalados na cidade. A vereadora citou que durante a crise hídrica deste ano ela observou que os caminhões-pipa estavam sendo abastecido nos pontos de hidrante e se seriam necessários novos pontos na cidade ou não.

O vereador Coronel Meira (PSL) sugeriu uma reunião com o Corpo de Bombeiros, para verificar a necessidade atual e levar as informações desde a instalação, quantidade de pontos e a necessidade de novos locais na cidade. O parlamentar se prontificou em marcar o encontro com o comando da instituição.

Outras oitivas e diligências serão discutidas com os membros do colegiado na próxima semana.