CEI do Plano Diretor de Água define calendário e convoca presidente do DAE para apresentação do cronograma nesta sexta-feira

Os membros do colegiado se reuniram pela primeira vez para definir os próximos passos da comissão de investigação

Na manhã desta terça-feira (4/5), em sua primeira reunião de trabalho, a Comissão Especial de Inquérito (CEI), que vai analisar a execução do Plano Diretor de Água (PDA) – instituído pela Lei Municipal n.º 7315, de 16 de dezembro de 2019, definiu os primeiros nomes que serão chamados a participar das oitivas.

Participaram os membros do colegiado, Chiara Ranieri (DEM), Coronel Meira (PSL) e Julio Cesar (PP).

Também estiveram presentes o vereador Mané Losila (MDB) e o consultor jurídico da Câmara Municipal de Bauru, Arildo de Lima Junior.

A primeira fase dos trabalhos, que envolverá apresentação do DAE, dará uma perspectiva de custos e andamento do plano no município. O colegiado é presidido pela vereadora Estela Almagro (PT) e o relator da CEI é o vereador Guilherme Berriel (MDB).

Também foi deliberada a convocação do presidente do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Marcos Saraiva, solicitada pela vereadora Estela Almagro (PT). A primeira oitiva foi agendada para esta sexta-feira (7/5), às 9h, no plenário “Benedito Moreira Pinto”.

A vereadora Chiara Ranieri (DEM) sugeriu também ouvir a prefeita Suéllen Rosim.

Já o Coronel Meira (PSL) elencou nomes para serem ouvidos na CEI, entre eles, Luiz Di Bernardo, diretor da empresa Hidrosan Engenharia, responsável pelo PDA de Bauru; João Carlos Herrera, conselheiro do DAE; e os ex-presidente do DAE, André Luiz Andreoli e Éric Fabris.

O vereador Julio Cesar (PP) destacou também que é importante ouvir o ex-presidente do DAE, Eliseu Areco Neto.

Para Estela Almagro, a ideia é que a CEI analise a fundo o PDA para que seja possível entender o planejamento a curto, médio e longo prazo para a sua execução. Segundo ela, além do presidente do DAE, serão ouvidos a prefeita Suéllen Rosim, os ex-prefeitos e os ex-presidentes da autarquia e, por fim, ouvir a empresa responsável pela elaboração do plano.

O relator Guilherme Berriel disse que vai analisar o conteúdo do volume 2 do PDA e trazer para a próxima reunião os apontamentos e cobrar respostas.

Os trabalhos serão transmitidos ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal Legislativo.

As CEIs têm duração de até 60 dias, prorrogáveis por, no máximo, mais 30.

Assista à íntegra.