'CEI da Fersb’ realiza diligência na Secretaria de Saúde e nova rodada de oitivas nesta semana

Vice-prefeito, secretários e diretores municipais serão ouvidos; também prestarão depoimentos para o colegiado os diretores da fundação

A Comissão Especial de Inquérito (CEI), que visa analisar toda a relação jurídica entre a Prefeitura Municipal de Bauru e a Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (Fersb), desde a sua fundação até a presente data, realiza diligências nesta quarta-feira (8/9), às 9h, na Secretaria Municipal de Saúde. O colegiado também volta a reunir na quinta-feira (9/9), a partir das 13h, para a terceira rodada de oitivas com o vice-prefeito, secretários, diretores municipais e diretores da Fundação Estatal Regional de Saúde da Região de Bauru (Fersb).

O presidente Pastor Bira (Podemos) conduz os trabalhos, que contam com a relatoria da parlamentar Estela Almagro (PT). Também são membros do colegiado os vereadores Coronel Meira (PSL), Chiara Ranieri (DEM) e Junior Lokadora (PP).

Na quarta-feira (8/9), a partir das 9h, os membros da ‘CEI da Fersb’ realizam diligências na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Gerson França, n.º 7-49 - Centro, para verificar os documentos solicitados anteriormente pelo colegiado. Serão verificados os contratos de gestão, termo de convênio, aditivos, notas de empenho e fiscais, além do plano de trabalho e as frequências dos prestadores de serviços.

Já na quinta-feira (9/9), a CEI espera o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Orlando Costa Dias, às 13h. Em seguida, o secretário municipal de Economia e Finanças, Everton de Araújo Basílio, foi convocado para ser ouvido, às 14h, no Plenário da Câmara. Também convocado para o encontro, o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Gustavo Russignoli Bugalho, prestará esclarecimentos, às 15h. O depoimento da diretora do Departamento de Urgência e Unidades de Pronto Atendimento (Duupa) da secretaria de Saúde, Alana Trabulsi Burgo, será às 16h. Por último, a partir das 17h, os diretores da Fersb, Ede Carlos Camargo (administrativo-financeiro), e João Paulo Issa (atenção à saúde), prestam depoimentos como convocados.

Os objetivos da comissão são analisar a motivação para criação da Fersb, os responsáveis pela sua criação, os contratos vigentes e encerrados com a Prefeitura Municipal de Bauru, as responsabilidades financeiras da Prefeitura junto à Fersb, os valores pagos em contratos com a fundação, assim como o detalhamento dos serviços prestados ao município; além do levantamento dos responsáveis por balanços mensais e anuais, assim como pela escala dos plantões médicos nas UPAs do município, contratação de funcionários e demais atividades administrativas, e a revisão dos aditivos realizados nos contratos vigentes e encerrados.

O relatório final deve ser apresentado no dia 15 de outubro, cumprindo o prazo 60 dias de trabalho desde a instauração de Comissão Especial de Inquérito (CEI).

Ao vivo

Os trabalhos da comissão no Plenário são transmitidos ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal da Casa de Leis.

Programação de oitivas da ‘CEI da Fersb’

13 de setembro

8h30 - Deputado federal e ex-prefeito de Bauru (2009-2016), Rodrigo Agostinho (PSB) (convidado)

16 de setembro