CEI da ETE verifica documentação no DAE e faz novas oitivas nesta quarta-feira

Planejamento Estratégico desenvolvido pela Arcadis Logos aponta responsabilização da empresa para reparar problemas no projeto executivo

Os vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura problemas na concepção, contratação e na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Vargem Limpa) estiveram, na manhã desta terça-feira (07/07), na sede do DAE. Recebidos pelo presidente, Eliseu Areco, e pela procuradora Adriane Brunhari, conheceram o espaço onde está armazenada a documentação relativa ao projeto e à obra.

Todas as comunicações com a empresa projetista, Arcadis Logos, e com a construtora, COM Engenharia, estão organizadas em pastas com documentos físicos, mas também já estão digitalizadas.

Entre o material averiguado, está o Planejamento Estratégico da ETE, recentemente elaborado pela Arcadis, apontando quais ações serão executadas para sanar as inconsistências no projeto executivo da obra.

Na avaliação dos parlamentares, o documento auxilia na materialização do reconhecimento pela multinacional de suas responsabilidades sobre problemas que acarretaram no atraso e no encarecimento da obra, cujo ressarcimento deve ser pleiteado pelo poder público.

Uma cópia do material será remetida à Câmara de Bauru para que conste no Relatório Final da CEI.

Os vereadores tinham ainda a expectativa de conversar com representes da Arcadis Logos, que, recentemente, dispôs de equipes que atuam na sede do DAE e no canteiro de obras da ETE.

Nenhum deles, entretanto, se encontrava na sede da autarquia.

Esta foi a sexta tentativa por parte da comissão de buscar esclarecimentos junto à multinacional que incorporou a empresa ETEP – responsável pela elaboração do projeto executivo, apontado por diversos atores como principal fator de obstáculos para o bom andamento da construção da estação.

Oitivas

Nesta quarta-feira (08/07), a partir das 14h, a CEI da ETE faz nova rodada de oitivas.

Foi convocada a Chefe de Gabinete do Poder Executivo, Majô Jandreice. O servidor aposentado Luiz Pires e o ex-coordenador de Comunicação da Prefeitura Pallu Roberto foram convidados. Ambos integravam a chamada Equipe de Governo do prefeito Clodoaldo Gazzetta.

O ex-prefeito e agora deputado federal Rodrigo Agostinho também foi convidado.

CEI

A CEI é presidida pelo vereador Mané Losila (MDB) e tem Edvaldo Minhano (Cidadania) como relator. Também são membros Coronel Meira (PSL), Guilherme Berriel (MDB) e Yasmim Nascimento (PSDB).